sábado, 13 de março de 2010

M196 - Iniciativas da ADFA em Lisboa: Vítimas de stress pós-traumático da Guerra do Ultramar - Rede Solidária (RANGER Luís Nabais)


Iniciativas da ADFA em Lisboa
Vítimas de stress pós-traumático da Guerra do Ultramar
Rede Solidária
(pelo RANGER Luís Nabais)


Promovendo mais uma das iniciativas da ADFA (Associação dos Deficientes da Forças Armadas), recebemos esta mensagem do nosso camarada Luís Nabais, ex-Alf Mil Op Esp/RANGER, que cumpriu uja comissão militar na Guiné, na CCS/BCAÇ 2885, em Mansoa nos anos 1969 a 1971:
Camaradas,

Queria tornar público, junto dos ex-Combatentes mais vitimados pelas vicissitudes da Guerra do Ultramar, que aproveitem o que nos resta das "esmolas" que este governo, nos vai dando.

Creio que é bem explicativo.

O Porto e Coimbra também têm psicóloga e psiquiatra.

Li, porque me foi também enviado, que a Liga dos Combatentes também tem apoio, pelo que deve também ser publicitada esta iniciativa.

Nós, DFA´s, temos uma possibilidade mais rápida de, para alguns, virem a ser também considerados DFA’s, receber apoio médico gratuito (agora), e, eventualmente, uma reforma, se forem considerados como vítimas de stress de guerra.

Consultem o folheto infra-anexo.

Como sabem faço parte da Direcção da Delegação de Lisboa.

São muitos, como era de prever, os que agora (mais de 35 anos depois do fim da guerra) nos procuram, apenas para que lhes seja prestado apoio psiquiátrico, da Rede Solidária.

A viuvez de alguns, o refúgio na bebida, a vida madrasta, os revezes da vida, etc. têm feito com que muitos se tornem de tal modo marginalizados, solitários e intratáveis, que são as próprias famílias a levá-los lá, quando não os deixam ao puro abandono...

A ideia desta divulgação surgiu-me, quando fui almoçar com o pessoal do meu Batalhão, no passado dia 6 de Março, e vi o estado de degradação psíquica e física, em que se encontram alguns dos meus Camaradas.

Um abraço, e olhem… aproveitem o que ainda nos resta da Rede Solídária.


1 comentário:

caçador disse...

eu acho que estou doido e mais doido fico quando leio esses orores que fizeram com os nossos ex camaradas esses gaitos do 25 e o PCP que isso nao existe mais foram uns covardes e se portugal melhorou nao foi o 25 foi sim a UE mas isso vamos ter de pagar quem vai pagar o povo de novo porque esses politicos só pensam no bolso deles mas eu servi em angola de 1965 a 1967 e tambem tenho essa doença que me deu com 24 anos e até hoje nao saiu e o governo portugues nunca me pagou nada claro eu moro no brasil fui no consolado portugues quase que me bateram mas eu fiz um escandolo muito grande deu até policia mas eu posso colaborar com vossas atevidades desde que politico nao mande nada nessa organizaçao se tiver politico no meio eu nao colaboro ok meu contato g.necho@hotmail meu nome jose guilherme necho sou de alijó do douro por favor me passem seus telefones por um a-mail que está ai em cima saude a todos