O Ranger José Manuel Almeida Guimarães, do 1º turno de 1968, a residir actualmente em Alijó (Favaios), enviou-me uma imagem “scanada” dos emblemas usados no seu tempo, pois verificou que na colecção de emblemas e guiões de Operações Especiais/RANGERS, que eu apresentei no blogue em 10 de Abril de 2009, em mensagem com a referência: (M86 - Emblemas e Brazões do C.T.O.E. (Centro de Tropas de Operações Especiais/RANGERS) ex-C.I.O.E.) ex-C.I.O.E.), faltam um (ou dois) que foram usados em Lamego.
O Guimarães foi incorporado na EPI (Escola Prática de Infantaria), em Outubro de 1967, para tirar o 1º ciclo do C.O.M. (Curso de Oficiais Milicianos). Em Janeiro de 1968 foi colocado no C.I.O.E., em Lamego, para frequentar o 2º ciclo do C.O.M. da especialidade de Operações Especiais/RANGER.
Após a conclusão da especialidade foi colocado no R.I.10 - Aveiro -, na altura Centro de Instrução Básica, onde permaneceu até 30.12.1970, sempre na 1ª Companhia de Instrução, quer como instrutor, Adjunto do CMDT e mesmo como comandante da mesma.
Os emblemas que me enviou são do seu quadro de memórias e inclui todos os emblemas que ele usou:
- O emblema do braço da EPI (Escola Prática de Infantaria)
- O emblema do braço da Região Militar de Tomar (a que em determinada época pertenceu o R.I.10)
- O emblema da boina da EPI
- Os inferiores, são do R.I.10 e C.I.O.E.
- As insígnias das Operações Especiais foram as que lhe deram no final do curso e são em tecido bordado a ouro
- Finalmente o “crachat” (aprovado oficialmente em 1970).
Aqui registo os meus devidos e melhores agradecimentos ao Guimarães, esperando que em breve ele nos envie algumas das suas fotos durante os períodos de instrução, quer no C.I.O.E., quer no R.I.10.
Boa tarde
ResponderEliminarNo cimo da imagem, as espingardas, consegue sff dizer-me de que ano são?
1968,1969? Era este o modelo usado pela infantaria?
A pergunta tem por racional o estar a tentar identificar as várias insignias utilizadas na arma de infantaria.
Obg
Pedro