quarta-feira, 12 de setembro de 2012

M541 - “ABRAÇAR A SENHORA”, pelo RANGER CMDT DO CTOE Cor Teixeira Gomes



CENTRO DE TROPAS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS 

“ABRAÇAR A SENHORA” 


Ainda acerca da Majestosa Procissão do Triunfo de Nossa Senhora dos Remédios, coube-nos em raro momento de inspiração, trocar algumas opiniões sobre o significado do termo “abraço”, durante a análise e seleção de algumas imagens recolhidas durante aquela augusta e vetusta procissão. 


Ora, um abraço acontece quando duas ou mais pessoas – geralmente duas – ficam parcial ou completamente entre os braços da outra. Este vocábulo é usado, dependendo da cultura local, como forma de demonstração de afeto de uma pessoa para outra. Através dele podemos cumprimentar ou expressar sentimentos como carinho, amor, compaixão, saudade, congratulação etc. Um abraço em alguém pode demonstrar também proteção instintiva. 




Aos militares do Centro de Tropas de Operações Especiais tem sido dada a rara honra de, no final da procissão e perante milhares de romeiros, ter anualmente o privilégio de “ABRAÇAR A SENHORA”, o que representa para os nossos militares que nunca A abandonam neste solene ato, um orgulho só perceptível para quem bem os conhece e entende os valores pelos quais diariamente, discreta e silenciosamente se regem. 

“ABRAÇAR A SENHORA” é abraçar todos, abraçar a cidade de Lamego e a Pátria que abnegadamente servem. È um banho de humildade e uma oportunidade única de reflexão para estes Homens e Mulheres que não perdem a esperança num futuro melhor e que tentam, na sua maioria, reger-se por padrões de excelência que bem necessários se tornam nos tempos hodiernos. 


Que descanse a Senhora dos Remédios, os RANGERS de Lamego saberão abraçá-la novamente para o ano que vem com a recordação de todos os nossos militares de Operações Especiais que nos quatro cantos do mundo continuam generosamente a tentar levar algum conforto e estabilidade em regiões remotas e conturbadas…ao fim e ao cabo, o prolongamento deste abraço… 


Até breve Senhora. 

Artigo do Centro de Tropas de Operações Especiais 
Setembro de 2012


Sem comentários: