domingo, 17 de janeiro de 2010

M184 - SOLIDARIEDADE & FRATERNIDADE com o RANGER Humberto Duarte do 4º curso de 1972.

Coragem e Dignidade

Recebi hoje, dia 17 de Janeiro 2010, às 13h01, a seguinte mensagem da Ana (esposa do RANGER Duarte):

Magalhães,
A ti só tenho que agradecer, conseguistes uma coisa que vários militares, ainda no activo me diziam ser impossivel, honras militares feita por O.Es.
Agradeço também ao Pedro Neves e a outros Amigos que souberam do que se está a passar por telefone e ou vieram cá a casa ou telefonaram. O Filipe O.E que fez o curso em Mafra com o Humberto está nos Açores e já falaram, e choraram ao telefone, comigo a fazer de ponte. Alguns ex-combatente que não nos conhecem enviaram e-mails de solidariedade, houve até quem me telefonasse e alguém que enviou uma música linda! A todos esse o nosso muito Obrigado. Mas revolta -me ver o Humberto perguntar por este ou aquele, não menciono nomes,e depois ficar magoado porque até agora nada disseram. A maioria são O.Es e lembro-me sempre de eu dizer tenho mais consideração por quaquer ex-combatente que esteve lá fora fosse qual fosse a sua arma, até o cozinheiro do que tenho por "meninos" que tiraram o curso de O.E pós 25 de Abril 74 e só por isso se acham muito importantes. As pessoa valem pelo que fazem e não pelo que são ou dizem. Percebo que uma pessoa prefira recordar um Amigo como ele era e não quando o fisico se está a degradar dia para dia, até consigo aceitar que custe falar directamente com a pessoa, mas nem enviar uma palavra amiga!?
O Humberto tem defeitos como todos, eu mesma tive problemas com ele por causa do seu stress mas tem uma Dignidade e uma Coragem que muitos nunca vão ter .
Peço que todos os que não tiveram coragem de dizer se quer uma palavra por e-mail, que na despedida não venham com palavrinhas mansas para mim e muito menos no dia 10 de Junho.
Não sou uma ex-combatente, nunca fui nem queria ser militar, sou uma "entornada "de Moçambique com muito mais coragem e dignidade que muitos.
Se quiseres podes publicar este desabafo no teu site e mais onde quiseres , porque o que eu digo, faço-o na cara das pessoas e não por trás.
Um abraço grande de Ana e Humberto
P.S. Eu tinha escrito "gostava que publicasses isto no teu site" mas o Humberto pediu para por "se quiseres". Um pedido dele é uma ordem para mim.

2. Às 13h15, respondi assim:

Coragem e Dignidade - RESPOSTA
Bom dia Amiga Aninhas e Amigo e Camarada Humberto,
Não só vou colocar nos blogues, como vou enviar este e-mail àquele pessoal de quem tenho contactos.
Também tenho um bloguesito dedicado aos RANGERS na net:
http://www.coisasdomr.blogspot.com/
Basta clicares duas vezes sobre o endereço indicado e vais lá directamente.
Da vossa coragem conjunta não tenho palavras para definir.
Peço-vos que mandeis os nomes do pessoal com quem o Humberto gostava de falar, pois de muitos não tenho qualquer contacto, mas vou tentar arranjar.
É bem provável que muita malta ainda não saiba da situação de saúde do Duarte.
Um beijo para ti Aninhas e um abração Amigão para o RANGER Humberto
P.S. - Amanhã ligo-vos ok!

3. Às 13h37, tive que complementar o meu anterior e-mail para repor uma verdade inequívoca:

Coragem e Dignidade - RESPOSTA
Mais uma vez Bom dia Amiga Aninhas e Amigo e Camarada Humberto Duarte,
Peço desculpa mas, nas pressas de ir colocar a vossa mensagem nos blogues, deixei por esclarecer uma facto fundamental.
O seu a seu dono deve pertencer!
Por favor não digas que fui eu que consegui as cerimónias militares de O.Es, mas sim pelo menos a 3 pessoas, com maior ou menor grau de responsabilidade na imediata e inequívoca decisão desta prestação.
Um foi o nosso bom amigo comum, o Sr. Coronel António Feijó, que sei, logo que soube do estado de saúde do HD, se apressou a enviar um reforço solidário do vosso pedido ao Exmo.Sr. Comandante do CTOE.
Depois a resposta imediata e afirmativa, do Exmo Sr. 2º Comandante do CTOE, TCOR Valdemar Lima, que tenho a certeza absoluta, em pleno acordo e anuência com o Exmo.Sr. Comandante do CTOE.
Deixo aqui um grande abraço AMIGO para estes três HOMENS.
Por motivos óbvios, envio este e-mail com conhecimento a todos os meus contactos a quem havia enviado o anterior e-mail.
Para vós, mais um beijo para ti Aninhas e outro abração Amigão para o RANGER Humberto

1 comentário:

Santos Oliveira disse...

Humberto Duarte e Ana

Já havia colocado no Post M183 - RANGER Humberto Duarte..." o meu Comentário, se assim o entenderes.
Contudo, continuo a não encontrar palavras novas e copio o dito por forma a reforçar quanto sinto.

Recebe um velho abraço solidário, do
Santos Oliveira

"M183 - RANGER Humberto Duarte do 4º curso de 1972."
1 Comentário - Mostrar mensagem original

Blogger Santos Oliveira disse...

Humberto Duarte

São (foram) intocáveis a honra e o dever cumprido.
Resta-nos vencer, com muita dignidade, a batalha em que estamos inseridos e onde nem sequer fomos consultados acerca da nossa participação.

Lutar,lutar, lutar, Humberto Duarte.É a Ordem. Lutar como só um Rânger sabe, silenciosamente e sem se revelar no meio dos elementos.
Pela dignidade, Vencerás.

Abraços, do
Santos Oliveira
Srgt Mil Rang (63/64)

13 de Janeiro de 2010 10:09