Momento em que o RANGER Andrade oferece um dos exemplares da sua obra ao Sr. Cor RANGER FeijóO Ranger Andrade do 4º curso de 1967, autor do livro "Não sabes como vais morrer", já aqui publicitado nas mensagens M102 e M209, decidiu revelar, no Youtube, uma história em que admite não ter tido um comportamento correcto na sequência de um golpe-de-mão a uma base da FRELIMO.
FRELIMO, traduz-se por Frente de Libertação de Moçambique e era o movimento nacionalista armado, que combatia as tropas portuguesas naquele território africano, no período da Guerra do Ultramar entre 1961 e 1974.
40 e alguns anos depois ele não só faz a sua própria autocrítica pessoal ao seu comportamento de então (recorda-se que nesse tempo, tal como todos os milicianos do SMO – Serviço Militar Obrigatório -, o Andrade teria 22 anos de idade), como manifesta o desejo de reparar, logo que lhe for possível, esse acto leviano e desajustado.
É uma história de grande humanidade que, eventualmente, servirá para aproximar os dois povos e atenuar as feridas e cicatrizes provocadas pela guerra.
Quanto à forma de se aceder à dita história no Youtube, o link é:
http://www.youtube.com/watch?v=KrR0G262dqU
Ou então quem quiser tecle na busca do Youtube as seguintes palavras: “guerra colonial rádio”.


Sem comentários:
Enviar um comentário