terça-feira, 30 de agosto de 2011

M362 – RANGER Eduardo Lopes do 1º Curso de 1969 – Camaradas/Amigos/Irmãos Feridos e Mortos em Combate. Um flagelo de todas as guerras.

RANGER Eduardo Lopes
1º Curso de 1969 

Camaradas/Amigos/Irmãos Feridos e Mortos em Combate
Um atroz e traumatizante flagelo de todas as guerras (4) 


Nesta mensagem continuamos a publicar fotos memoriais do álbum fotográfico pessoal do RANGER Eduardo José dos Reis Lopes, dando assim continuidade às mensagens anteriores – M359, M360 e M361-, onde apresentamos mais este eficaz operacional RANGER, instruído no quartel de Penude, forjado na Serra das Meadas e temperado no Rio Balsemão. 

As fotos retratam o pior de todos os pesadelos dos soldados e que é comum a todos os doentes que sofrem de stress pós-traumático de guerra, em qualquer parte do mundo, sendo comum em todos os exércitos e em todas as comunidades. 

Os Combatentes da Guerra da Ultramar, como é evidente não foram excepção e muitos sofrem desta desgastante e corrosiva doença e continuarão a sofrer até ao seu desaparecimento físico total! 

Morreram cerca de 10.000 Homens em África, durante o período de guerra – 1961 – 1976 -, muitos morreram de acidente, mas cerca de metade faleceram em combate com o inimigo e vítimas das traiçoeiras minas e armadilhas. 

Nas fotos pode ver-se as consequências do rebentamento de uma mina "plantada" pelo MPLA, quando militares da companhia do RANGER Eduardo Lopes procediam á reabertura da picada para a Roça Novo Mundo, de que resultou um morto e dois feridos graves para as NT

O 1º Cabo Enfermeiro, Fernando Sá, ficou desesperado perante a sua impotência de nada mais poder fazer para salvar o nosso camarada ferido.


O transporte em maca


É visível a localização dos ferimentos 


Os rostos da consternação


A colocação dos feridos no heli
Pronto para a partida

Últimas verificações

O último adeus




Sem comentários: