Ranger José Romeiro Saúde, do 1º turno de 1973
Foi Furriel Miliciano na CCS do BART 6523 = Companhia de
Comandos e Serviços do Batalhão de Artilharia 6523, em Nova Lamego (Gabú) na Guiné -
1973/74.
O RANGER Saúde vive em Beja, é natural de Vila Nova de São Bento. Foi o segundo classificado do meu curso, o primeiro foi o RANGER Meireles do Porto e ficou a prestar instrução ao 1º Grupo de Combate (Cadetes Milicianos), seguindo-se o embarque para a Guiné.
Ao longo de mais de 30 anos foi jornalista - A BOLA e DN a nível nacional - teve um jornal desportivo "O ÁS", único no Alentejo, 23 anos. Foi pioneiro a fazer rádio, e televisão, em Beja. Paralelamente foi funcionário da Segurança Social, e foi, também, escritor.
Tem 3 livros editados, dois sobre futebol, uma modalidade que praticou ao serviço do Despertar (Beja), Sporting CP, Desportivo de Beja, FC Serpa e Aldenovense, sendo o tema GLÓRIAS DO PASSADO, onde relatou a evolução do futebol na F Beja ao longo do século XX, e o último, a nível nacional AVC NA PRIMEIRA PESSOA - editora MEL de Estarreja - uma temática que aborda o grave problema de saúde que o acometeu em 27 de Julho de 2006.
Confessa que se dispersou no tempo não tentando arranjar forma para conviver com a malta amiga. O jornalismo ocupou-o totalmente. Agora rejuvenesceu ao reencontrar antigos camaradas.
Tenta estar presente, onde e quando pode, não obstante a sua debilidade física.
Mas um RANGER é uma pessoa FORTE, VENCE. E ele cá está.
Mini-guião de colecção: © Carlos Coutinho (2011) Direitos reservados.
Fotografias: © José R. Saúde (2011). Direitos reservados.
Sem comentários:
Enviar um comentário