quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

M394 - Apresenta-se o Ranger José Romeiro Saúde, do 1º turno de 1973



Ranger José Romeiro Saúde, do 1º turno de 1973


Foi Furriel Miliciano na CCS do BART 6523 = Companhia de Comandos e Serviços do Batalhão de Artilharia 6523, em Nova Lamego (Gabú) na Guiné - 1973/74. 


O RANGER Saúde vive em Beja, é natural de Vila Nova de São Bento. Foi o segundo classificado do meu curso, o primeiro foi o RANGER Meireles do Porto e ficou a prestar instrução ao 1º Grupo de Combate (Cadetes Milicianos), seguindo-se o embarque para a Guiné. 


Ao longo de mais de 30 anos foi jornalista - A BOLA e DN a nível nacional - teve um jornal desportivo "O ÁS", único no Alentejo, 23 anos. Foi pioneiro a fazer rádio, e televisão, em Beja. Paralelamente foi funcionário da Segurança Social, e foi, também, escritor. 

Tem 3 livros editados, dois sobre futebol, uma modalidade que praticou ao serviço do Despertar (Beja), Sporting CP, Desportivo de Beja, FC Serpa e Aldenovense, sendo o tema GLÓRIAS DO PASSADO, onde relatou a evolução do futebol na F Beja ao longo do século XX, e o último, a nível nacional AVC NA PRIMEIRA PESSOA - editora MEL de Estarreja - uma temática que aborda o grave problema de saúde que o acometeu em 27 de Julho de 2006. 

Brevemente sairá uma outra obra da sua autoria. 



Confessa que se dispersou no tempo não tentando arranjar forma para conviver com a malta amiga. O jornalismo ocupou-o totalmente. Agora rejuvenesceu ao reencontrar antigos camaradas. 


Tenta estar presente, onde e quando pode, não obstante a sua debilidade física. 

Mas um RANGER é uma pessoa FORTE, VENCE. E ele cá está.










Mini-guião de colecção: © Carlos Coutinho (2011) Direitos reservados.

Fotografias: © José R. Saúde (2011). Direitos reservados.

Sem comentários: