sábado, 14 de janeiro de 2012

M397 - A boina e as insígnias militares- Um sinal de Orgulho e Patriotismo

O uso da boina e das insígnias militares - SINAL de Orgulho e Patriotismo

Quem se desloca às cerimónias oficiais, como as que acontecem nos dias 10 de Junho - Dias de Portugal -, vê como apenas um ou outro Combatente da Guerra do Ultramar, usa a sua boina e as suas insígnias que, regra geral, foram ganhas pessoalmente, e especialmente pelas tropas mais operacionais, com muito suor e sacrifício no fim de cada uma das suas especialidade. 

É bom referir, porque óbvio, que todas as especialidades foram fundamentais no contributo geral, para que o esforço militar e patriótico de manter a bandeira nacional nas ex-colónias portuguesas e com ela o legado ancestral dos nossos antepassados, constituído por Homens aventureiros, pioneiros, descobridores, navegadores, ousados, guerreiros e valentes.

Muita gente que hoje "escrevinha" sobre a Guerra do Ultramar, omite por ignorância, motivos de subserviência política e outros obscuros interesses, que habitavam, trabalhavam e desenvolviam e amavam aquelas terras longínquas, como Angola, Moçambique, Macau, Timor, etc. mais de meio milhão de portugueses.

Milhares de portugueses estes, que com a "revolução dos cravos", em 1974, e a apressada, desorganizada e trapalhona "entrega" das ex-colónias a movimentos até então terroristas e, ou, de carácter políticos subsersivos locais, teve que fugir dessas terras, salvo honrosas e dignas excepções, perseguida e hostilizada, abandonando tudo o que tinham.    

Bem se sabe que nas políticas pós-25Abril1974, principalmente nas apelidadas de esquerda, foi incutida nas mentes de parte da população portuguesa, filosofias amorfas mas traumáticas, de que as guerras que travamos em África foram injustas e que Salazar e Caetano -então governantes -, é que foram os culpados desses conflitos, pois inventaram em Angola Moçambique e Guiné, umas coloniazitas, para onde eram mandados os nossos soldados combater, matar os pretinhos e morrer triste e ingloriamente. 

Em países fortes e sérios, onde os povos são gente politizada e patriota, como a França, Inglaterra, Canadá, EUA, os seus ex-Combatentes honram-se e orgulham-se daquilo que foram, das causas porque lutaram, do seu país, da sua bandeira, dos seus emblemas e insígnias, fardas e boinas, etc. sabemos nós que os seus Veteranos das suas várias guerras, chegam a estar horas a desfilar nas diversas comemorações alusivas a cada um dos conflitos, usando os referidos objectos. 




Felizmente há alguns exemplos notáveis, poucos mas bons, como se pode ver na imagem de duas GRANDES SENHORAS da nossa actual sociedade, que foram Enfermeiras Paraquedistas no Exército Português - Dª Maria Ivone e Dª Maria Arminda - usando galharda e ostensivamente as suas bonitas boinas e insígnias. 


Que grande exemplo de afirmação inequívoca e suprema dignidade. Para elas os nossos melhores parabéns


Foto: © Maria Arminda Santos (2011). Todos os direitos reservados.


Esta foto é de um interessante artigo publicado no blogue do Dr. Luís Graça e Camaradas da Guiné, em: 


13 DE JANEIRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P9348: Parabéns a você (367): Maria Ivone Reis, 83 anos: enfermeiras, paraquedistas, amigas, companheiras de aventura e camaradas para sempre! (Maria Arminda)

Sem comentários: