sábado, 28 de janeiro de 2012

M399 - OS RANGERS do 4º curso de 1972 voltam a estar de luto

OS RANGERS do 4º curso de 1972
 voltam a estar de luto

Lembrando aqueles que gritaram RANGER na mesma parada de Penude, beberam da mesma água, treparam as Meadas, suaram as mesmas rochas e comeram do mesmo pó. Jamais serão esquecidos por nós, os RANGERS Humberto Duarte, Carlos Aguiar e Tomás de Aquino 




FALECEU o RANGER TOMÁS DE AQUINO
(Sócio da AOE nº 1.199)


O corpo está desde as 17h00 de ontem, 6ª feira dia 27 de Janeiro, em câmara ardente na Igreja de Algueirão em Mem Martins.


Hoje, sábado dia 28 será cremado por volta das 16h00.


A Direcção da AOE agradece aos Rangers (sócios ou não) e Amigos, que possam participem nas honras fúnebres a este nosso Camarada.


Eles eram Amigos!
Eles eram divertidos!
Eles eram RANGERS a sério!
Eles eram Homens de rija estirpe!
DIFERENTES & INVULGARES!
Eles iam a todas as que podiam!
Eles estava nas festas e cerimónias!
Eles sabiam ser alegres e sorrir!  


ESTES RANGERS NÃO MORREM... MARCAM NOVO ENCONTRO! 


QUE DEUS OS GUARDE E PROTEJA!

domingo, 22 de janeiro de 2012

M398 - ATENÇÃO RANGERS DE LISBOA & ARREDORES


ATENÇÃO RANGERS DE LISBOA & ARREDORES

TODOS OS SÁBADOS A PARTIR DAS 19H30

UM ESPAÇO DISPONÍVEL PARA JANTARMOS E CONVIVERMOS 

( acerca de 500 metros do Estádio da Luz)


Camaradas RANGERS, Familiares & Amigos,

Para vossa informação e divulgação:

O RANGER Agostinho Ribeiro (um daqueles RANGERS plenamente imbuído do espírito de amizade e camaradagem), disponibiliza o seu estabelecimento, para quem se quiser reunir ou organizar quaisquer convívios na área de Lisboa. 

O seu estabelecimento é o nosso ponto de referência e encontro, na grande área de Lisboa e arredores, até nos disponibilizarem um local para instalarmos a nossa delegação oficial. 

Até lá, não dispensando nunca a hipótese de SEMPRE aqui nos encontrarmos, proponho que nos juntemos ali todos os sábados para jantar e conviver.

Não interessa quantos somos. Nunca se esqueçam que o nosso querido e estimado lema RANGER, é: "Que os muitos por ser poucos nam temamos"!

Não tememos pois, como nunca NADA tememos, e avancemos todos os sábados a partir das 19h30.

Assim ficam aqui os contactos e algumas fotografias do local:

Estrada da Luz, N.º 161 A
1600-154 LISBOA
Telf. - 915 409 199 (RANGER Ribeiro)

Coordenadas:
N 38º 45' 16.00"
W 9º 10' 30.79"

BEM HAJAM !!
RANGER 4EVER !!!!





Enviado pelo RANGER J. Encarnação

APAREÇAM!
 CONVIVAM!
Porque esta vida são dois dias!
A vida é curta, as pseudo-crises são infinitas e jamais acabarão dados os obscuros interesses políticos e capitalistas em jogo.


Assim, o convívio com os nossos Amigos e Camaradas, é e será um dos melhores tónicos para ultrapassarmos as vicissitudes desta vida marada e madrasta, em que nós - RANGERS -, somos mestres a sobreviver, como muito bem sabeis por experiência própria... eheheheheheheh... 

sábado, 14 de janeiro de 2012

M397 - A boina e as insígnias militares- Um sinal de Orgulho e Patriotismo

O uso da boina e das insígnias militares - SINAL de Orgulho e Patriotismo

Quem se desloca às cerimónias oficiais, como as que acontecem nos dias 10 de Junho - Dias de Portugal -, vê como apenas um ou outro Combatente da Guerra do Ultramar, usa a sua boina e as suas insígnias que, regra geral, foram ganhas pessoalmente, e especialmente pelas tropas mais operacionais, com muito suor e sacrifício no fim de cada uma das suas especialidade. 

É bom referir, porque óbvio, que todas as especialidades foram fundamentais no contributo geral, para que o esforço militar e patriótico de manter a bandeira nacional nas ex-colónias portuguesas e com ela o legado ancestral dos nossos antepassados, constituído por Homens aventureiros, pioneiros, descobridores, navegadores, ousados, guerreiros e valentes.

Muita gente que hoje "escrevinha" sobre a Guerra do Ultramar, omite por ignorância, motivos de subserviência política e outros obscuros interesses, que habitavam, trabalhavam e desenvolviam e amavam aquelas terras longínquas, como Angola, Moçambique, Macau, Timor, etc. mais de meio milhão de portugueses.

Milhares de portugueses estes, que com a "revolução dos cravos", em 1974, e a apressada, desorganizada e trapalhona "entrega" das ex-colónias a movimentos até então terroristas e, ou, de carácter políticos subsersivos locais, teve que fugir dessas terras, salvo honrosas e dignas excepções, perseguida e hostilizada, abandonando tudo o que tinham.    

Bem se sabe que nas políticas pós-25Abril1974, principalmente nas apelidadas de esquerda, foi incutida nas mentes de parte da população portuguesa, filosofias amorfas mas traumáticas, de que as guerras que travamos em África foram injustas e que Salazar e Caetano -então governantes -, é que foram os culpados desses conflitos, pois inventaram em Angola Moçambique e Guiné, umas coloniazitas, para onde eram mandados os nossos soldados combater, matar os pretinhos e morrer triste e ingloriamente. 

Em países fortes e sérios, onde os povos são gente politizada e patriota, como a França, Inglaterra, Canadá, EUA, os seus ex-Combatentes honram-se e orgulham-se daquilo que foram, das causas porque lutaram, do seu país, da sua bandeira, dos seus emblemas e insígnias, fardas e boinas, etc. sabemos nós que os seus Veteranos das suas várias guerras, chegam a estar horas a desfilar nas diversas comemorações alusivas a cada um dos conflitos, usando os referidos objectos. 




Felizmente há alguns exemplos notáveis, poucos mas bons, como se pode ver na imagem de duas GRANDES SENHORAS da nossa actual sociedade, que foram Enfermeiras Paraquedistas no Exército Português - Dª Maria Ivone e Dª Maria Arminda - usando galharda e ostensivamente as suas bonitas boinas e insígnias. 


Que grande exemplo de afirmação inequívoca e suprema dignidade. Para elas os nossos melhores parabéns


Foto: © Maria Arminda Santos (2011). Todos os direitos reservados.


Esta foto é de um interessante artigo publicado no blogue do Dr. Luís Graça e Camaradas da Guiné, em: 


13 DE JANEIRO DE 2012 > Guiné 63/74 - P9348: Parabéns a você (367): Maria Ivone Reis, 83 anos: enfermeiras, paraquedistas, amigas, companheiras de aventura e camaradas para sempre! (Maria Arminda)

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

M396 - CONTRA ESTE E QUALQUER OUTRO DESACORDO ORTOGRÁFICO... HOJE E SEMPRE!


NESTE ESPAÇO NÃO HÁ LUGAR PARA DES... ACORDOS ORTOGRÁFICOS!

SOMOS 100% CONTRA ESTE E QUALQUER OUTRO DESACORDO ORTOGRÁFICO... HOJE E SEMPRE, QUE NÃO SEJA DEVIDAMENTE DEBATIDO E APROVADO PUBLICAMENTE PELA MAIORIA DO POVO PORTUGUÊS, RECONHECIDO COMO ÚNICO E LEGÍTIMO JUÍZ DESTA CAUSA!

Com a devida vénia e os melhores agradecimentos, e porque a totalidade dos amigos e leitores deste blogue, segundo as inúmeres trocas de impressões trocadas, é inteiramente contra o novo (des)acordo ortográfico a que querem obrigar/impor a aceitar sem qualquer tipo de auscultação à generalidade popular, publica-se o seguinte artigo do jornalista Alberto Gonçalves [in DN 08Jan2012 ].

Adeus, português
É fascinante que um pequenino bando de ociosos tenha decidido corromper a língua de milhões. O fascínio esvai-se quando se percebe que os ociosos atingiram os intentos. O Acordo Ortográfico, criação de arrogantes com uma missão, é oficial e está aí, perante a complacência dos poderes públicos em princípio eleitos para defender o país e não para o enxovalhar deliberadamente.

Até hoje não se percebe a serventia do dito Acordo. A partir de hoje, também não se irá perceber. Ao que consta, a ideia seria “unificar” a escrita de todos os países de expressão portuguesa. Naturalmente, ficou muito longe disso. Ainda que não ficasse, onde estaria o ganho? Por mim, os brasileiros e os moçambicanos são livres de adoptar o húngaro sem que eu os censure ou sequer note a diferença. Não sou brasileiro nem moçambicano. Sou português e, não fosse pedir demasiado, dava-me jeito redigir na língua em que cresci. À revelia da proclamação gratuita de Fernando Pessoa, a minha pátria não é a língua portuguesa. Mas a minha língua é.

Em abono dos Malacas Casteleiros e restantes conspiradores do Acordo, é verdade que semelhante aberração não caiu do céu. A repugnância que esses senhores dedicam às palavras, e que os leva a esventrá-las sem escrúpulos, encontra um ambiente hospitaleiro na sociedade em geral, a começar pelos políticos que avalizaram a vergonha lexical em curso. Dificilmente os sujeitos cuja retórica é um amontoado de “alavancagens” e “empoderamentos” travariam a degradação do vocabulário.
E o resto não melhora. Da televisão às SMS, do Facebook à escola, pouco, quase nada, nos lembra que comunicamos no mesmo idioma do referido Pessoa. Assistir a um “telejornal”, ler um texto produzido pelo universitário médio ou espreitar os padrões do romance contemporâneo indígena é descer a jargões e graus de analfabetismo abjectos, com ou sem “c”. Porém, se os maus-tratos à língua já eram habituais, não eram obrigatórios. E essa é a diferença entre temer pela vida de um moribundo e assinar, oficial e urgentemente, o respectivo óbito.

Alberto Gonçalves

[in DN 08Jan2012 ] 



CONTRA ESTE E QUALQUER OUTRO DESACORDO ORTOGRÁFICO... HOJE E SEMPRE!

Duarte Branquinho
[in DIABO 20Dez2011] 




sábado, 7 de janeiro de 2012

M395 - Ranger José Romeiro Saúde, do 1º turno de 1973 (2)




Ranger José Romeiro Saúde, do 1º turno de 1973 

NOVA LAMEGO - GUINÉ

Continuando a apresentação  do RANGER Saúde (ver também a mensagem M394) apresentam-se nesta alguns interessantes aspectos da vida e quartel de Nova Lamego - na Guiné.

Estas fotografias dão uma pequena ideia em como era a população e as paisagens da Guiné, naqueles já longínquos anos 70, e que, praticamente, continuam incólumes nos dias de hoje.

Como desconhecedores dos usos e costumes africanos, procurávamos o convívio possível, os contactos com os populares, nomeadamente os putos (geralmente muito divertidos como todas as crianças) que demonstravam muita curiosidade em relação aos portugueses e aos seus hábitos europeus.










Recorda-se que o RANGER  Saúde foi Furriel Miliciano na Companhia de Comandos e Serviços do Batalhão de Artilharia 6523 = CCS do BART 6523, em Nova Lamego (Gabú) na Guiné - 1973/74. 


Fotografias: © José R. Saúde (2011). Direitos reservados. 

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

M394 - Apresenta-se o Ranger José Romeiro Saúde, do 1º turno de 1973



Ranger José Romeiro Saúde, do 1º turno de 1973


Foi Furriel Miliciano na CCS do BART 6523 = Companhia de Comandos e Serviços do Batalhão de Artilharia 6523, em Nova Lamego (Gabú) na Guiné - 1973/74. 


O RANGER Saúde vive em Beja, é natural de Vila Nova de São Bento. Foi o segundo classificado do meu curso, o primeiro foi o RANGER Meireles do Porto e ficou a prestar instrução ao 1º Grupo de Combate (Cadetes Milicianos), seguindo-se o embarque para a Guiné. 


Ao longo de mais de 30 anos foi jornalista - A BOLA e DN a nível nacional - teve um jornal desportivo "O ÁS", único no Alentejo, 23 anos. Foi pioneiro a fazer rádio, e televisão, em Beja. Paralelamente foi funcionário da Segurança Social, e foi, também, escritor. 

Tem 3 livros editados, dois sobre futebol, uma modalidade que praticou ao serviço do Despertar (Beja), Sporting CP, Desportivo de Beja, FC Serpa e Aldenovense, sendo o tema GLÓRIAS DO PASSADO, onde relatou a evolução do futebol na F Beja ao longo do século XX, e o último, a nível nacional AVC NA PRIMEIRA PESSOA - editora MEL de Estarreja - uma temática que aborda o grave problema de saúde que o acometeu em 27 de Julho de 2006. 

Brevemente sairá uma outra obra da sua autoria. 



Confessa que se dispersou no tempo não tentando arranjar forma para conviver com a malta amiga. O jornalismo ocupou-o totalmente. Agora rejuvenesceu ao reencontrar antigos camaradas. 


Tenta estar presente, onde e quando pode, não obstante a sua debilidade física. 

Mas um RANGER é uma pessoa FORTE, VENCE. E ele cá está.










Mini-guião de colecção: © Carlos Coutinho (2011) Direitos reservados.

Fotografias: © José R. Saúde (2011). Direitos reservados.