sábado, 18 de abril de 2009

M90 - A.O.E. Breve historial & INSTANTÂNEOS DAS 31 CONFRATERNIZAÇÕES ANUAIS DA ASSOCIAÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS - 1ª Série

«Continuação da mensagem M88... »

ASSOCIAÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS



Breve historial da Associação

A Associação de Operações Especiais (A.O.E.), foi oficializada em 6 de Junho de 1980, através de escritura lavrada no Cartório Notarial da cidade de Lamego.

Tomou assim forma o desejo de manter ligados todos aqueles que frequentaram o Curso em Penude, e que sempre ficaram animados de profundos laços de amizade e sã camaradagem.

As confraternizações anuais dos elementos de Operações Especiais, vulgarmente conhecidos por RANGERS, decorriam já desde o ano de 1978.

Foi na confraternização de 6 de Outubro de 1979, que se decidiu criar esta Associação. Nomeou-se uma comissão e as reuniões começaram.

A 19 de Abril de 1980, em Reunião Geral, discutiu-se e aprovou-se o Estatuto e Regulamento Geral, e procedeu-se à eleição para os órgãos sociais. Estes actos foram noticiados nos principais jornais do país.

São finalidades primordiais desta Associação, incentivar uma maior convivência, uma fraternidade dinâmica e uma solidariedade eficaz entre todos os seus Associados.
******************************************************************


Cumprindo estes primordiais desígnios, os RANGERS criam entre si, em cada um dos cursos, elos de amizade incríveis e indescritíveis, a que se juntam, ao longo do decorrer da instrução, os respectivos monitores, instrutores e comandantes.

Para quem não sabe, devido às especificidades de actuação e fins a que se destinam a própria especialidade, para vencer as provas e os obstáculos que são propostos aos candidatos a RANGERS, estes elos de amizade intra-cursos aliados a uma necessária e sã convivência familiar e a invulgares actos de camaradagem, é que permitem, à quase totalidade dos candidatos, concluir o curso com sucesso.

Bem se pode dizer que os RANGERS são preparados meses a fio, para o que der e vier, nos cenários mais diversos, agrestes e inóspitos, de modo a estarem preparados a cumprir as missões mais "impossíveis", seja em tempos de guerra ou em épocas de paz.

Uma das finalidades da A.O.E., tem sido criar pontos de união e convívio, sem qualquer tipo de constrangimento, que permita o intercâmbio de conhecimentos e camaradagem entre duas grandes gerações de RANGERS: a da Guerra do Ultramar (1962 a 1975), por isso, homens que rondam hoje entre os 56 e 70 anos, com a geração contemporânea (entre os 20 e os 56 anos).

Se os primeiros cumpriram na sua totalidade missões de guerra, uma boa parte dos últimos tem sido chamada a cumprir missões de paz em várias partes do mundo: Timor, Bósnia, Iraque e Afeganistão, sendo estes países os mais propalados, mas também em outros países Europeus.

Há um símbolo comum a todos que é o emblema RANGER, que por si só aproxima os novos e os "velhos" elementos desta especialidade, outro poderia ser a boina, embora até aos anos 80, quer as companhias de Caçadores Especiais (que vieram a dar origem aos RANGERS), quer posteriormente as tropas de Operações Especiais/RANGERS, usassem boinas castanhas e, actualmente, por decreto do Ministério do Exército, passou a usar-se a cor verde seco.

Ainda houve uma companhia de Caçadores Especiais, salvo erro a 4ª, que usou a boina camuflada.

Assim, sendo impossível aos elementos mais novos usarem as boinas antigas, até pelo simples facto que muitos se encontram no activo militar, têm
sido os mais "velhos" que têm vindo a adoptar, como sua também, a boina verde seco.














Sem comentários: