terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

M189 - RANGER Carlos Sousa - 2º Curso de 1967


RANGER Carlos Sousa

2º Curso de 1967

Carlos Fernando da Conceição Sousa, frequentou no CIOE o curso de Operações Especiais/RANGER como Aspirante a Oficial Miliciano, após ter dado instrução militar em Penafiel (salvo erro no RAL5), antes de ir para Lamego, e foi, mais tarde, promovido a Alferes Miliciano, quando foi mobilizado para a Guiné.

Ali cumpriu a sua comissão militar nos anos de 1968 e 1969.

As fotos do tipo passe são do RANGER CS na actualidade e, quando ainda aspirante, ele rastejava na parada de Penude e se arrastava nas encostas da Serra das Meadas, entre outros suplícios instrutivos e tácticos, para conquistar o direito de colocar na farda, ao nível do peito, o emblema RANGER e ganhar o direito a esse título.

Slide a dois, a partir do campanário da Igreja de Santa Cruz, para a parada do mesmo quartel, em 22 de Maio de 1967, com a parelha dele - o David Manuel Viana da Silva e Sousa.


O emblema da Companhia de Caçadores Nº 1801, onde o RANGER CS prestou o seu serviço militar na Guiné (Ingoré, Bissum-Naga, S. Domingos, Cacheu e Antotinha (destacamento de Ingoré).

O RANGER CS com o General Spínola, em 31 de Dezembro de 1968, quando ele e os seus homens, jogavam futebol (o helicóptero que transportava o General pousou mesmo no meio do campo). Também podem ver, implementada no solo, umas das suites onde o pessoal da CCAÇ 1801 podia comer, dormir, etc.

Quando regressou a Portugal ainda foi promovido a tenente.


3 comentários:

Julio Vilar pereira Pinto disse...

Que bem conheci este slide e o outro na Ribeira de S. João de Tarouca. Estive no 2º curso de 67.

Pelé disse...

Tenho grande interesse em saber se foi neste curso de Rangers, que se dei o desastre no slide, que vitimou o saudoso camarada Batista.
Obrigado .
Vitor Prata

Pelé disse...

Camarada Júlio Vilar:
Boa tarde.
Se o amigo esteve no 2° curso de rangers, em Lamego, certamente lembra-se do acidente do slide... com o saudoso Batista , natural de Abrantes. Eu era o companheiro , com quem se deu o dito acidente.
Procuro encontrar o meu companheiro de camarada , que não vejo desde o dia 12 de julho de 1967.
Caso me possa ajudar a encontrar, fico-lhe desde já muito agradecido.
Até outro dia.
Bem haja.
Vitor Prata.