Celestino Oliveira
Um "RAÇÃO ESPECIAL" do 3º Curso de 1987
Um ano antes do Celestino Oliveira entrar no quartel de Penude, a fim de legitimamente se candidatar a um emblema RANGER, para o qual sabia possuir os ingredientes necessários - Vontade e Valor -, em 1987, falecera, num lamentável acidente, um instruendo numa das provas rotineiras no CIOE, mais precisamente na execução de um rapel a partir da ponte do Rio Varosa, até ao seu habitualmente ressequido leito.
Dada a desenfreada e açaimada pressão que alguns dos elementos de índole e caracter políticos mais que suspeitos, que integram ainda hoje muitos dos nossos media em Portugal e que, estupidamente, aproveitam estes infelizes e terríveis incidentes, para distorcerem e atacarem assanhadamente as rotinas de instrução castrenses, foi decidido superiormente, pelo Exército Português, interromper durante um período de tempo (na altura indeterminado), até se ter completado o inerente relatório do incidente.
Assim o Celestino, tendo cumprido toda a instrução que lhe foi incutida, chegou ao fim do curso e não lhe foi entregue, como a ninguém do seu curso, o ambicionado emblema da especialidade.
Bem o Celestino encheu umas centenas (ou milhares?) de braços, nos arrabaldes de Lamego...
Ficou-lhe o que ainda hoje mantém e continuará a manter sempre, segundo as suas palavras, o Valor e a Vontade, aliados ao espírito RANGER de camaradagem e amizade com aqueles, que passaram um dia por Penude e com aqueles que hoje vão completando os seus cursos, através da instituição que isso lhe permite, bem como a todos os outros que suaram e sofreram na parada do dito quartel, que é a A.O.E. (Associação de Operações Especiais).
Fotos: © Celestino Oliveira (2010). Direitos reservados.
P.S. - "RAÇÃO ESPECIAL" foi a melhor designação que o Furriel Miliciano José Félix idealizou, para definir a especialidade dos cursos (3 ou 4 de 1987), que tendo cumprido a instrução no C.I.O.E. não receberam a insígnia de RANGER.
4 comentários:
Com que então chama-lhes "Rações especiais?"
Fiz o 1ºturno de COM/CSM 87 em Penude com o Félix, foram tempos bem passados, com o ar da serra a ajudar os nossos instrutores: o então capitão Campos Serafino, o então tenente Teixeira (Tex para os amigos), o Asp. Pinto Moraes (que saudades tenho dele. tipo duro e às direitas) o cozinheiro de Lalim, e todo o grupo daquele 1º turno. Depois o comando da COE, na Cruz Alta, quando o ten.Veloso foi fazer o CPC. Gostei muito. Nunca perdi tempo no meu serviço militar obrigatório. Bem hajam por isso.
João Paulo GUIMARÃES Pacheco
Também lá andei, Setembro de 87. Furriel Félix e o Aspirante Coelho foram os meus instrutores. Apesar de alguns dias menos bons, ainda tenho saudades e orgulho em lá ter andado
Algum camarada tem fotos ou video do juramento de bandeira da 3 corporação (setembro 87) CIOE santa cruz
Enviar um comentário