sábado, 30 de outubro de 2010

M276 - RANGER Andrade - 42 anos depois... quer a reparação de um erro! (2)


ATENÇÃO MOÇAMBIQUE

Já na mensagem com a referência “M217 - RANGER Andrade - 42 anos depois... quer a reparação de um erro!”, havíamos abordado esta matéria que agora refrescamos com uma nova foto que foi enviada pelo autor da mesma.

Recorda-se que o RANGER Jaime Froufe Andrade é o autor do livro "Não sabes como vais morrer", já publicitado neste blogue, nas mensagens M102 e M209, e que decidiu revelar, no Youtube, uma história em que admite não ter tido um comportamento correcto na sequência de um golpe-de-mão a uma base da FRELIMO.

FRELIMO, traduz-se por Frente de Libertação de Moçambique e era o movimento nacionalista armado, que combatia as tropas portuguesas naquele território africano, no período da Guerra do Ultramar entre 1961 e 1974.
40 e alguns anos depois ele não só faz a sua própria autocrítica pessoal ao comportamento de então (recorda-se que nesse tempo, tal como todos os milicianos do SMO – Serviço Militar Obrigatório -, o Andrade tinha apenas 22 anos de idade), como manifesta o desejo de reparar, logo que lhe for possível, esse acto leviano e desajustado.
É uma história de grande humanidade que, eventualmente, servirá para aproximar os dois povos e atenuar as feridas e cicatrizes provocadas pela guerra que ali travamos.
Quanto à forma de se aceder à dita história no Youtube, o link é:http://www.youtube.com/watch?v=KrR0G262dqU, ou então quem quiser tecle uma busca do Youtube com as seguintes palavras: “guerra colonial rádio”.

O RANGER Andrade descobriu a foto do Homem (ex-Guerrilheiro da Frelimo), a quem quer hoje dar um abraço e devolver o rádio!

Será que alguém o reconhece, em Moçambique (sobretudo em Tete) este homem? Se sim, por favor envie um e-mail para: froufe.andrade@yahoo.com

A foto (slide) foi tirada pelo RANGER Andrade, que nunca levava a máquina fotográfica para as operações, mas naquele dia aconteceu. E ainda bem, como ele próprio agora o afirma.

Sem comentários: