domingo, 16 de outubro de 2011

M378 - As Operações Especiais / RANGERS de Portugal em reportagem na SIC


Com a devida vénia e agradecimento, apresentamos uma excelente reportagem da cadeia televisiva SIC, que foi dada a público no passado dia 13 de Outubro a seguir ao Jornal da Noite.



Parabéns à SIC e aos seus excelentes profissionais, que, dentro dos limites de divulgação, dadas os óbvios, necessários e compreensíveis níveis de confidencialidade, conseguiu dar uma ideia do que são os operacionais das Operações Especiais em Portugal.


É de todo desnecessário dizê-lo, mas faço-o para despertar atenção das pessoas mais distraídas, que, como todos nós sabemos, todo o tipo de gente tem acesso à informação prestada pelos diversos canais de televisão. Muito boa gente boa certamente, mas também muito mal-intencionada: assassinos, bandidos, terroristas, etc. 


Assim, apresentar um trabalho completo sobre a "alma", o ser e o sigilo que se exige sobre a composição e organização da rigorosa e exigente instrução desta especialidade, é uma missão propositadamente impossível para os meios jornalísticos, pois seria certamente catastrófico para os profissionais ali treinados e estacionados em espera activa e permanente de ordens superiores para entrarem em acção.


Porquê? Porque também os energúmenos ficariam a saber como se preparam tais Homens, que têm como única missão e objectivo serem o último recurso para resolverem/eliminarem os problemas graves criados pelos primeiros (os que vivem apenas para o mal e para enegrecer a vida dos demais seres humanos), sem provocarem, por efeitos colaterais, qualquer mazela na restante população civil. 


Apesar de tudo e das evidentes restrições de trabalho impostas aos seus profissionais, este belo trabalho conseguiu dar então uma ideia, mesmo que pequena, do que são as Operações Especiais em Portugal, cujas exigências físicas e psíquicas muito poucos formandos conseguem suportar ao longo de alguns meses e concluir com êxito, alcançando os almejados emblemas RANGER.


Ser RANGER é uma opção de vida para Homens de "barba rija", um modo diferente de viver a vida... não é RANGER quem quer... só quem pode, lutador, com muita garra, Valentia, Vontade e Valor. 


Filme: SIC (2011). Direitos reservados.

Sem comentários: