segunda-feira, 13 de julho de 2009

M129 - SNIPER - Atirador especial

S N I P E R S
Na foto podemos ver snipers especializados em guerra na selva ou guerrilha no mato

Uma das especialidades que mais curiosidade desperta, entre várias outras ministradas pelos “top” de especialistas na matéria de tiro "sofisticado", é a relativamente recente SNIPER.

Digo relativamente, porque esta variedade máxima da classe de atirador, existe comprovada e praticamente desde a 2ª Guerra Mundial.

No decorrer da 1ª Guerra Mundial já começaram a surgir armas de excelente precisão e já aí apareceram atiradores com alto poder visual e técnico, que usando o ponto de mira simples, conseguiam efectuar disparos com exactidão surpreendente.
Nesses tempos, nos meios militares, esses homens eram já designados por atiradores especiais.

Na minha opinião pessoal o que veio revolucionar a precisão de tiro, além da sofistifacação moderna da construção das armas, quer pelo estudo das qualidades dos aços e a aplicação de novas e apropriadas ligas metálicas, quer pelo avanço no desenho e concepção ergonómicas, bem como as influências exteriores às trajectórias e efeitos balísticos, e ao próprio atirador, foi a evolução do poder de amplitude da actual mira telescópica e ultimamente a mira por raio laser (não sei se já é aplicada a longas distâncias).

Ao longo dos tempos foram tomando outras designações, tais como Caçador Especial, Atirador de Elite, Atirador Furtivo, Franco-Atirador e Sniper.

Dadas as especificidades que esta especialidade requer, logicamente que um sniper só pode ser um homem, com especiais aptidões, treino e equipamentos adequados à sua função.

Resumidamente, pode dizer-se que as missões para que é designado, têm como objectivos executar discriminadamente tiro com alta precisão contra alvos inimigos, que devido ao alcance, tamanho, local, natureza móvel ou visibilidade não pode efectuado por um atirador normal.
Hoje um bom sniper não dispensa o seu segundo colaborador, que lhe presta no momento de executar um tiro, algumas indicações fundamentais à obtenção em 100% de êxito, tais como a velocidade do vento e a sua orientação.

Uma das descrições sucintas do sniper é que, é um atirador de um tiro só, que pode ser o primeiro, o único e o último contra determinado tipo de alvos.
Porquê?

Porque, como é fácil deduzir, se o alvo for outro ser humano e falhar, e este for inteligente, dinâmico e excelentemente reactivo, pode ou esgueirar-se definitivamente, ou virar o feitiço contra o feiticeiro.

Isto é, o que era alvo pode inclusivamente poder passar a implacável e exterminador caçador do “falhado” sniper.

Fotos: © RANGER/SNIPER Sérgio Fernandes (2009). Direitos reservados




2 comentários:

Santos Oliveira disse...

Meu Caro
A Especialidade referida por Caçador Especial, não era a de ATIRADOR ESPECIAL. Esta, sim, a do Sniper de hoje, embora com as condicionantes que, na época, existiam.
Muitas vezes nem mira telescópica (óptica) existia. E quando a havia era um monóculo, um tanto tosco para os parâmetros dos dias de hoje e de muito difícil acerto á mira e ao objectivo.
Caçador Especial era um treino Especializado, baseado nos Rangers, mas muito mais aligeirado; não vingou pela celeridade com que eram necessárias Tropas no Ultramar.
Abraços
Santos Oliveira

SMD disse...

me deve ser muito loko só na sniper mee igual vasili