quinta-feira, 14 de abril de 2011

M325 – A família RANGER está mais pobre, sem o RANGER Fernando Gaspar Ferreira

A família Ranger perdeu, há dias, o ex-Alferes Miliciano de Operações Especiais Fernando Gaspar Ferreira. Este nosso camarada de armas, vítima de doença incurável, era natural de Tomar. Serviu Portugal durante uma comissão de serviço em Moçambique, integrando o Batalhão de Caçadores nº 2842.

Por impedimento do respectivo comandante, esteve durante vários meses à frente da Companhia de Caçadores nº 2357, sediada em Vila Gamito, província de Tete, tendo passado tempos difíceis que custaram várias baixas, devido à intensa actividade operacional do IN.

O Fernando Gaspar Ferreira deixou uma imagem forte, própria de um ranger. Nos ambientes mais adversos revelou-se sempre como um líder natural, capaz de, serenamente, tomar decisões difíceis.

A personalidade vincada e a extrema determinação que a si próprio se impunha e que aos seus comandados exigia, coexistiam sem atropelos com a sua alegria de viver, o seu riso fácil e franco e o humanismo que revelava para com os seus soldados ou para com a população africana afectada pelas agruras da guerra.

Um dos momentos difíceis por que passou ao comando da Companhia de Caçadores nº 2357 ficou registado em livro intitulado "Não sabes como vais morrer", no capítulo "Uma resma de papel brilhante".

A triste notícia chegou-nos através de outro camarada de armas, o Carlos Nabeiro, seu conterrâneo. «Considerava-o meu irmão», diz o Carlos Nabeiro nascido no mesmo ano, no mesmo mês e no mesmo dia de Fernando Gaspar Ferreira.

A família RANGER apresenta à família enlutada as nossas melhores e mais sentidas condolências.

Sem comentários: