sexta-feira, 22 de abril de 2011

M328 - Transposição de um curso de água com recurso a flutuação artificial



Transposição de um curso de água com recurso a flutuação artificial
Muito útil para quem não sabe nadar ou que, de qualquer modo, esteja impedido de nadar por exemplo por ferimento, transporte de carga, etc.


Vários são os pedidos que recebo no meu e-mail de eventuais candidatos à especialidade de Operações Especiais/RANGERS, que querem saber pormenores sobre as dificuldades a vencer nas diversas fases de instrução durante um dos nossos cursos.


É óbvio que alguns aspectos da especialidade podem ser divulgados, porque não se correr o risco de se expor publicamente à curiosidade e exploração de segredos bem guardados, ao livre acesso de todo o tipo de gente, especialmente a inimiga, a mafiosa e a mal-intencionada.

Divulgar outros aspectos, como os que dizem respeito à programação, à "alma" e à estrutura do nosso curso de Operações Especiais propriamente dito, em Portugal, está fora de questão, nem pensar.


No meu firme e inalterável conceito pessoal, tal divulgação podia e devia ser crime de lesa Pátria, jamais serão por mim divulgados e aconselho todos os nossos Homens que já passaram à "peluda" a não o fazerem também.

Passo a explicar os porquês: hoje andam muitos RANGERS ao serviço do Exército, PSP e GNR, constantemente expostos a inúmeros perigos mortais, quer no estrangeiro, quer no nosso cada vez mais problemático país, em combate ao banditismo e terrorismo.

Imaginem este lixo humano ter acesso aos mais íntimos detalhes da nossa melhor preparação?


Portanto, não será por mim, além do que se encontra divulgado neste blogue, mais informação sobre as provas e nada mais direi (muito menos por escrito), sobre tais pormenores.


Dentro do campo permissivo e não lesivo como acabei de dizer e apenas a título informativo, posso deixar "escapar", com a consciência tranquila, que, para quem quiser ser um dia inabalável e terminantemente ser RANGER, e completar com êxito esta especialidade, precisa acima de tudo: ser bastante inteligente e persistente, possuir uma excepcional estabilidade emocional psíquica, boa compleição e preparação física: em corrida, salto, abdominais e flexões de braços na barra e no solo. Noutras mensagens deste blogue encontram as provas a vencer na fase preliminar de admissão ao CTOE.

Indispensável é ser possuidor de mais algumas qualidades, além das que já foram narradas: grande espírito de sacrifício físico e psíquico, capacidade de camaradagem e convivência humana, muito superiores à média dos índices de resistência em todas as capacidades pessoais dos restantes mortais.


Mais alguns atributos complementam a compleição de um futuro RANGER de excepção: a perspicácia e um bom poder de observação, boas doses pessoais de vontade e valor, carácter, personalidade, e no decorrer de toda a instrução ter como regra séria e fundamental a obediência aos superiores hierárquicos e sntido de cumprimento rigoroso das missões que lhe forem imputadas.


Ao saberem tudo isto alguns têm dito: - Ah, mas isso é quase impossível encontrar estas qualidades todas reunidas num só ser humano… só num super-Homem!

Ao que eu tenho respondido: - Não é não, quase todos nós homens possuímos, em maiores ou menores doses, o desenvolvimento destes atributos.

O problema é que algumas destas qualidades não se compram nem se adquirem numa loja da esquina, em mercado algum, são naturais, natas, isto é nascentes com o indivíduo e espevitadas de modo desigual de uns para outros.

Porém, se umas se desenvolvem menos num indivíduo, outras há que se vão desenvolvendo com o tempo e com ajuda, seja por formação prestada por terceiros, seja por evolução própria pessoal devido à vivência de cada um.


Assim, é filosofia de um BOM RANGER não delatar aquilo que lhe é ensinado por profissionais do mais alto gabarito militar, sob grave e criminosa pena de “virar o feitiço contra o feiticeiro”, isto é, um destes dias corríamos o grave risco de ver os nossos inimigos a treinarem-se tão bem ou melhor que nós, técnica e tacticamente, nas artes da nossa imobilização e, ou, eliminação.


E mais não digo, por desnecessário.


Nesta mensagem passo 5 fotos de um exercício fácil e útil para todos, que pode ser necessário utilizar em qualquer momento da situação exposta, que pode surgir nas nossas vidas numa condição extrema.

Concluo, resumindo que a minha experiência de perto de seis dezenas de anos, permite garantir que um RANGER, é um vencedor na vida, por aplicação no dia-a-dia dos conhecimentos, técnicas e saberes, aperfeiçoados ao longo da aprendizagem apreendida no curso do CIOE/CTOE e que nos são úteis pela vida fora.

Mais acrescento que ser RANGER é um modo de estar nesta vida, uma opção para HOMENS, não acessível a qualquer um.


Só os excepcionais, que dinamizem as suas firmes vontade e valor conseguem os emblemas e a honra de dizer: Eu sou RANGER!


Um apelo final: Jovem, se queres ser diferente para melhor, junta-te aos RANGERS e acredita que vais VENCER NA VIDA!

Termino por dizer uma máxima actual: "Eu podia NÃO ser RANGER? Poder, até podia, mas... não era a mesma coisa!"

Fotografias: © José Félix (2011). Direitos reservados.

Sem comentários: