quinta-feira, 26 de abril de 2012

M441 - Punidos, Torturados e Assassinados POR SEREM COMBATENTES POR PORTUGAL

O seu único "pecado" para serem punidos, torturados e assassinados à paulada, à catanada, a tiro, etc. foi TEREM SIDO no período da Guerra do Ultramar COMBATENTES POR PORTUGAL

Uma das marcas NEGRAS mais escandalosas e vergonhosas da política recente portuguesa, aconteceu após o golpe de 25 de Abril de 1974 e ficou tristemente conhecida como a "exemplar descolonização" (frase esta proferida e assumida por um célebre político português da nossa praça).

Foi o drama de milhares de portugueses que tinham as suas vidas completamente organizadas, com todas as suas riquezas e trabalhos pessoais investidas localmente, bem como todos os seus bens, em Angola, Moçambique e Guiné e que tiveram que debandar acossados por bandos furiosos e hostis, que se formaram após o dito golpe.

Foi também o drama INCRÍVEL e HORRÍVEL de milhares de africanos que após a saída das tropas portuguesas, daquelas terras, foram punidos, torturados e chacinados, pelo simples facto de TEREM SIDO COMBATENTES POR PORTUGAL.

Repito "COMBATENTES POR PORTUGAL".

HOMENS que integraram os Comandos Africanos, Grupos Especiais, Milícias e outras Unidades Militares, que, pelo seu espírito guerreiro, a sua valentia e o seu destemor, JAMAIS seriam derrotados em armas e em combate, no terreno, pelos que vieram a ser seus carrascos, foram, indefesos, abatidos como animais desprezíveis.

Uma das denúncias testemunhais surgiu publicada na revista Magazine Nº 277 de 25.06.1995, do Jornal Público, que com a devida vénia e agradecimentos, passamos a expor a seguir, para constituir memória futura e não caia no esquecimento dos portugueses, que se prezam do ser.












Sem comentários: