sexta-feira, 8 de junho de 2012

M469 - PAINTBALL & AIRSOFT - O contacto com a Natureza


PAINTBALL & AIRSOFT


Um desporto que permite exercício físico e convívio entre várias gerações de jovens desde os 12 anos até aos 99. 

Todos se divertem em contacto com a Natureza, desenvolvendo o espírito de equipa, melhorando os seus reflexos e instintos pessoais. 

A roupa e o equipamento para se jogar é, como não podia deixar de ser, de livre escolha para cada pessoa.

No entanto, geral e vulgarmente, deve vestir-se roupa velha e se os jogos forem efectuados na natureza o mais apropriado são os camuflados do tipo tropa. 

O equipamento deve ter uma máscara apropriada, cujo vidro aguente os impactos das boladas e um marcador (a que erradamente alguns chamam armas). 

Muito usual, principalmente em torneios, devido ao grande número de disparos e consequentemente o gasto de bolas, são os cintos com depósitos porta-bolas de reserva.

Para proteger a zona do peito e costas também é habitual o uso de coletes almofadados. 

Os marcadores podem ser do tipo convencional, como o da figura acima, ou imitações muito semelhantes às  armas de guerra como a imagem abaixo.   


Quem desejar adquirir estas últimas e dado a sua perfeita parecença com as armas reais, necessita informar-se muito bem da legislação vigente, se não quer ter problemas com as forças policiais e a justiça dos tribunais.

In formação mais completa na Wikipédia em:

Cada equipa é um grupo de amigos
O paintball tem como inconveniente o preço das bolas e, devido à sua constituição interior - gel -, a necessidade da sua conservação até vésperas de cada jogo, em lugar muito  fresco ou refrigerado. É óbvio que as bolas são calibradas para se ajustarem bem nos canos dos marcadores, nos momentos dos disparos. Os projectéis do airsoft são esferas de plástico, também calibradas, de cor branca e, adquiridas em maior quantidade são baratas
O movimento de avanço de uma equipa é um dos momentos de maior atenção por parte dos participanetes 
Há espaços próprios para jogar. Aqui do lado direito vê-se um dos árbitros atento ao desenrolar das actividades. 
Nos jogos em campo aberto uma boa camuflagem com a natureza é meio caminho andado para surpreender e eliminar os inimigos
A busco dos adversários, nos jogos de ataque a uma posição, para conquistar um castelo, ou uma bandeira oferece sempre um maior risco de eliminação 
Cada jogo pode ter duração de 20 a 30 minutos. Assim durante uma tarde, podem realizar-se uns 8 jogos 
Quando os jogos se iniciam de manhã, o "abastecimento" dos atletas faz-se pela hora de almoço, retomando-se 

Fotos: © MR (2012). Direitos reservados.   

Sem comentários: