sexta-feira, 26 de setembro de 2008

M5 - ASSOCIAÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS

ASSOCIAÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS
BREVE HISTORIAL

A Associação de Operações Especiais (A.O.E.), foi oficializada em 6 de Junho de 1980, através de escritura lavrada no Cartório Notarial da cidade de Lamego.

Tomou assim forma o desejo de manter ligados todos aqueles que frequentaram o Curso em Penude, e que sempre ficaram animados de profundos laços de amizade e sã camaradagem.

As confraternizações anuais dos elementos de Operações Especiais, vulgarmente conhecidos por RANGERS, decorriam já desde o ano de 1978.

Foi na confraternização de 6 de Outubro de 1979, que se decidiu criar esta Associação. Nomeou-se uma comissão e as reuniões começaram.

A 19 de Abril de 1980, em Reunião Geral, discutiu-se e aprovou-se o Estatuto e Regulamento Geral, e procedeu-se à eleição para os órgãos sociais. Estes actos foram noticiados nos principais jornais do país.

São finalidades primordiais desta Associação, incentivar uma maior convivência, uma fraternidade dinâmica e uma solidariedade eficaz entre todos os seus Associados.

Vida associativa

A A.O.E. é uma das associações nacionais do género mais criativa, dinâmica, e activa, promovendo e desenvolvendo diversas iniciativas, das quais se destacam:

- a representação em cerimónias para as quais é convidada, festividades, inauguração de monumentos, exposições, celebrações, etc.
- a participação em reuniões com outras Associações, afim de tratar de assuntos inter-associativos diversos, nomeadamente um fundamental, que é a legislação sobre os problemas de stress pós traumático de guerra, que afectam quer os ex-Combatentes do Ultramar, quer mais recentemente os traumas psíquicos que atingem os militares que cumpriram missões na Bósnia, Timor, Afeganistão, etc.
- a publicação de uma revista denominada "O RANGER", onde se dá prioridade ao tratamento da vida interna e activa da Associação, não menosprezando outro articulado sobre assuntos gerais, enriquecidos com fotos, gravuras, estórias, etc.

Actividades

A A.O.E. organiza vários eventos de grande convívio, desafio, emoção e aventura, nomeadamente:

- em colaboração com a sua estimada e originária unidade, o C.T.O.E., concretiza anualmente uma confraternização entre os seus Associados, convidados, familiares e amigos, que se prolonga por um fim de semana.
- organiza actividades radicais, internacionalizados com a participação de elementos de outras Associações congéneres europeias, que incluem marcha, orientação, tiro com calibres reduzidos, obstáculos diversos, escalada, navegação, rapele, slide, etc. com a duração de um fim de semana. Em 2008, realizaram-se dois importantes encontros desta área: um em Fafe e outro no Marco de Canavezes.
- promove encontros semanais, no Porto, dos seus Associados, convidados, familiares e amigos, no "Espaço RANGER".
- organiza almoços e jantares de convívio nas cidades do Porto, Lisboa, Madeira e Açores, dando espacial primazia e destaque aos tradicional almoço anual de Natal, levado a efeito num local central do país, que é ao mesmo tempo um dos mais significativos e queridos dos portugueses, Fátima.
- tem em estudo a organização de viagens turísticas.

Conclusão

Com os seus 30 anos de existência a A.O.E., é sem dúvida superiormente reconhecida, estimada e respeitada, pelas demais entidades e instituições civis, militares e ex-militares, como uma Associação de grande sucesso e vigor, denotando-se esta apreciação na diversa correspondência que lhe é dirigida e na simpatia e carinho como são recepcionados os seus representantes nas recepções oficiais.

Assim, a A.O.E. pretende, justamente, manter-se colocada no topo do movimento associativo nesta entrada do século XXI.

Dados identificativos

ASSOCIAÇÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAS
Apartado 33
5101 – 909 LAMEGO
NIC: 501 809 260
NIB: 003 503 900 002 583 893 274, da C.G.D. (Lamego)
Telef/Fax: 254 615 654
E-mail: aoe@aoe.pt

Sem comentários: