terça-feira, 30 de setembro de 2008

M8 - Principais Etnias da Guiné-Bissau

Principais Etnias da Guiné-Bissau
(segundo o Director: Carlos Fontes da LUSOTOPIA)

Os guineenses na sua esmagadora são de raça negra e originários de cerca de 40 etnias. Um verdadeiro mosaico de povos e culturas.

Agrupamentos étnicos da Guiné-Bissau.

1. Paleossudaneses e outros povos:
Grupo litoral : Balantas (Balantas manés, Cunantes e Nagas), Djolas (Bbaiotes e Felupes), Banhuns, cassangas e Cobianas, Brames, Majancos e Papéis, Bijagós, Biafadas, Nalus, Bagas e Landumãs. Grupo Interior: Pajadincas (Bajarancas) e Fandas

2. Neo-Sudaneses.

Grupo Mandinga: Mandingas, Seraculés, Bambarãs, Jacancas, Sossos, Jaloncos. Grupo fula: Fulas forros (fulacundas) fulas pretos, futajoloncas (Boencas, futa-fulas e futa-fulas pretos), Torancas (Futancas ou Tocurores).

Os grupos mais importantes são os balantas (30% da população), os Fulas (20%), Maníacas (14%), Mandingas (13%), e os Papéis (7%) (dados de 1996). No litoral predominam os Balantas que cultivam arroz e gado bovino. Os Bijagós, que habitam no arquipélago com o mesmo nome, formam uma sociedade matriarcal. O Interior é ocupado pelos Fulas que são nómadas, dedicam-se à criação de gado e à agricultura itinerante.

Os cultos tradicionais são predominantes (45,2%), seguindo-se os islâmicos (39,9% e os cristãos (13,2%, sendo os católicos 11,6%, outros 3,8%, dupla filiação 2,2%).O número dos que se afirmam sem religião ou ateus é mínimo (1,6%) (dados de 2000).

Carlos Fontes (LUSOTOPIA)

Sem comentários: