terça-feira, 30 de setembro de 2008

M10 - Um Herói da Guiné: Capitão João Bacar Jaló

João Bacar Djaló em Catió, 1967, ainda Tenente 

Um dos Herói da Guerra da Guiné
Capitão João Bacar Jaló (1929 a 1971) 



Já muito se disse no blogue sobre um dos maiores Heróis da Guerra na Guiné, o Capitão Graduado João Bacar Jaló (JBJ), Comandante da 1ª Companhia de Comandos Africanos. 

No entanto, creio que o documento que hoje aqui anexo (cuja única indicação é que é uma publicação do SPEME), onde se apresenta uma sua pequena biografia ajudará, com certeza, a complementar o nosso conhecimento daquele homem, que serviu exemplarmente mais de 22 anos o nome de Portugal e o Exército Português, tendo falecido em combate, em 16 de Abril de 1971. 

Gostava de fazer um apelo a quem melhor conheça o modo como ele morreu, para que nos ajude a esclarecer se o que me contaram é verdade, e que é a seguinte: O JBJ quando saía para uma missão levava, habitualmente, várias granadas presas no suspensório ao nível do peito. Nesse dia 16 de Abril, tal como diz na brochura, ele acorria em socorro de um dos seus homens feridos, progredindo em sua direcção e, ao passar sob uma arvorezita, um dos seus galhos engatou-se numa das argolas das granadas, acabando por a despoletar. 

Ao aperceber-se do clique da espoleta da granada, e da eminente explosão da mesma, o JBJ gritou para os homens que o rodeavam: - CUIDADO! – tendo-se lançado de imediato para o solo tentando abafar sob o seu corpo a consequente explosão.

Mais me contaram, que todas as outras granadas que ele transportava, explodiram também por “simpatia”, tendo-lhe mutilado horrivelmente o corpo. 











Foto e legenda: © Benito Neves. Direitos reservados.

1 comentário:

Santos Oliveira disse...

Aqui fica, a Homenagem ao Homem Grande, Fiel e Leal Amigo, Militar de Valor inegável, que Honrou a nossa/sua Pátria que foi sua crença e esta não soube Dignificar.
Santos Oliveira