segunda-feira, 6 de outubro de 2008

M25 - 3 panfletos de proganda que o PAIGC espalhava pela Guiné, em 1974




3 panfletos de propaganda politica, que o P.A.I.G.C. (Partido para a Independência da Guiné e Cabo Verde), movimento armado que combatia  as tropas portuguesas na Guiné, no período da Guerra do Ultramar - 1962-1974, espalhava pelo território da Guiné, em 1974.



Este segundo panfleto é o mais polémico, já que, como se pode analisar e concluir facilmente, apelava à unidade/fraternidade entre os guerrilheiros do P.A.I.G.C. e os ex-Combatentes africanos que serviram nas tropas portuguesas.

Este facto era comprovado no terreno pelas últimas tropas lusas, que presenciavam conversas entre as partes prometendo isso mesmo, reconstruir a Guiné conjuntamente, porque todos irmanados não eram muitos.

Como é sabido, pouco tempo depois dos nossos militares terem saído da Guiné, através de impiedosas chacinas, quase todos esses Homens, Soldados Portugueses, baptizados em nome e com B.I. de Portugal, foram sumariamente executados.

Crêem os ainda sobreviventes desta guerra, que um qualquer dia, num qualquer ano, na História deste país, alguém expurgará esta imensa tragédia humana.



Sem comentários: