domingo, 5 de outubro de 2008

M20 - "PAIGC ACTUALITÉS" do Movimento de Libertação 1 - Dezembro de 1972 que proclamava o Estado da Guiné-Bissau - Outubro de 1973

GUINÉ
O P.A.I.G.C. (Partido Africano para a libertação da Guiné e Cabo Verde), 
 era o movimento guerrilheiro que combateu as tropas portuguesas, naquela que ficou conhecida como Guerra do Ultramar.


Nesta mensagem mostram-se as faces de 2 panfletos de propaganda desse PAIGC (Partido Africano para a Libertação da Guiné e Cabo Verde).

Um com data de Dezembro de 1972 onde se falava em zonas libertadas (?), e o 2º onde se apregoava a proclamação do Estado da Guiné- Bissau (??).


Recordo que os portugueses os militares que combateram o PAIGC na Guiné, entre 1964 e 1974, nunca conheceram (que eu saiba), qualquer zona libertada e jamais se soube, nem em fontes bem colocadas no estrangeiro, onde é que era o tal Estado da Guiné-Bissau. 


Diziam estes panfletos nas suas primeiras páginas:

Dezembro de 1972 - Uma Delegação da O.U.A. conduzida pelo comandante M'Bita, secretário executivo do Comité de Libertação Africana (Ao centro da foto), visita as regiões libertadas do sul do nosso país.

Outubro de 1973 - Reuniu a 24 de Setembro na região de Boé a primeira Asssembleia Nacional Popular da História do nosso povo. Proclamada às 8H.55 GMT Ó Estado da Guiné-Bissau.

Sem comentários: