sábado, 6 de junho de 2009

M114 - Jorge Ribeiro & Os seus livros sobre a Guerra do Ultramar



O nosso Amigo Jorge Ribeiro (digo nosso, porque ele muito aprecia e elogia a família RANGER, e connosco conviveu alegre e entusiasticamente na ConfraternizaçãoAnual de 2008), já escreveu vários livros sobre a Guerra do Ultramar.



(O Dr. Jorge Ribeiro e sua esposa Lurdes em Penude, 2008)

Recriação, a partir das memórias dos seus protagonistas, de um dos momentos mais trágicos da história portuguesa recente, esta novela dá voz a uma geração que, por motivos políticos, participou numa guerra para a qual não estava humana e materialmente preparada.

No livro, e através dos relatos em primeira pessoa, ficamos a conhecer muitos dos aspectos escondidos da guerra, incluindo as doenças, o sofrimento, os crimes, as saudades…

Assim, nesta publicação, que conta, a servir de ilustração, com inúmeros documentos reais, desde fotografias, a mapas, incluindo jornais, cartas e aerogramas, é reconstituída a participação portuguesa na Guerra Colonial a partir das memórias dos antigos combatentes. Instigados pela professora, os alunos descobrem, nas recordações dos seus avós, todo um passado esquecido e, muitas vezes, branqueado.

O processo de revisitação parece actuar como catarse para os ex-Combatentes e como descoberta para os adolescentes, confrontados com uma realidade simultaneamente próxima e distante.

Sem tabus, a luz da memória ilumina algumas das sombras mais assustadoras da Ditadura em Portugal, falando, na primeira pessoa, dos combates, dos medos, das doenças, da resistência, do amor e da morte.
(Ana Margarida Ramos)
Título: Lá longe onde o sol castiga mais (A Guerra Colonial contada aos mais novos)
Editora: Calendário/Porto/2008
Local onde podem ser retirados mais alguns elementos sobre o livro e, ou, adquiri-lo:
Endereço da Editora CALENDÁRIO:
Outro livro do Jorge Ribeiro que vale bem a pena ler:
Marcas da Guerra Colonial
Outro importante documento da Autoria de Jorge Ribeiro, versa o assunto "Guerra Colonial", apenas tive conhecimento recentemente, mas já havia sido lançado nos escaparates das livrarias, em 1999.
É um livro com o título "Marcas da Guerra Colonial", foi editado pela "Campo das Letras - Editores S. A.".
Para melhor se conhecer o Jorge Ribeiro, que é um dos mais recentes amigos da nossa Associação, e o conteúdo do livro que aqui se apresenta segue-se, na íntegra, um pequeno texto distribuído na sessão de apresentação do livro, em 21 de Abril de 1999, na Livraria Bertrand de Lisboa (Chiado), que contou com a participação de Pezarat Correia (que falou sobre a obra e o autor), Vasco Gonçalves, Costa Gomes e outros.

Sem comentários: