terça-feira, 30 de junho de 2009

M126 - RANGER Manuel Lopes do 1º Curso de 1986


Apresenta-se o RANGER Manuel Lopes que obteve as suas insígnias de "Operações Especiais", no 1º Curso de 1986, no CIOE em Lamego.































O helicóptero (na foto um Alouette III fabricado em França) que nos anos 60, se transformou numa das mais rápidas e perigosas "armas" de assalto, ao permitir uma revolução na forma de deslocação das tropas especiais, que assim viram os seus tempos de deslocação muito mais espeditos e, a magna possibilidade da sua colocação em locais criteriosamente e estrategicamente escolhidos, preparados e estudados, de forma a surpreender o inimigo e não lhe dar muito tempo, para a fuga após serem detectados.


































Quando as campanhas eram mais morosas, deslocava-se junto com as tropas, atrelado numa viatura, um caldeirão que permitia preparar refeições quentes para o pessoal, fugindo-se assim às famosas rações de combate.



O tiro de precisão, era praticado por atiradores altamente espcializados, hoje são correntemente designados por "snipers".

































Nos escassos tempos "mortos", o Homem das Op Esp, tal como outra tropa qualquer, também gosta de posar para as fotos da praxe, afim de enviar à família, namoradas e amigos.



Felizmente longe vão os tempos em que os portugueses enfrentaram uma guerra em África, que ficou conhecida nos anais da História Nacional, por Guerra do Ultramar e, na qual os RANGERS cumpriram o seu Dever, com Honra, Competência e Dignidade, tendo deixado deixado nas picadas e bolanhas africanas umas largas dezenas de mortos (assunto tratado mias pormenorizadamente em anterior mensagem).












































O Homem das Op Esp pauta-se por estar permanentemente preparado para entrar em acção, 24 horas por dia, 365 dias por ano, sempre pronto para qualquer eventualidade, quer ao nível de missões em território nacional, quer em actividades em qualquer noutra parte do mundo.


Sem comentários: