quarta-feira, 16 de setembro de 2009

M153 - 3º turno de 1967 de Op.Esp./RANGERS - Guiné, 1968 a 1970



Em busca de informações de RANGERS do 3º turno de 1967, que estiveram na Guiné, 1968 a 1970

O RANGER António Brandão, foi Alferes Miliciano da CCAÇ 2336 (Angola 1968/70) e enviou-nos o seguinte apelo de busca de camaradas do seu curso, que foram mobilizados para a Guiné nos anos de 1968/70.

Camaradas e Amigos,

A Guerra do Ultramar ceifou o meu 1º amigo nos idos anos de 1964 (era eu uma criança de 20 anos e alguns meses), um jovem Furriel Miliciano com mais dois ou três que eu, refiro-me ao Varinho (Álvaro Manuel Vilhena de Mesquita), que era atirador da CCAÇ 675.

Infelizmente não foi o último, outros lhe seguiram na Guiné, Angola e Moçambique.

Na altura soube logo de dois mortos em combate, ambos em Moçambique, e sete vivos.Há alguns anos iniciei uma “cruzada” que tenho esperanças de concluir. Resolvi descobrir e saber do paradeiro dos 70 Aspirantes, que em Junho de 1967, comigo frequentaram o 3º curso de Op. Esp./RANGERS, em Lamego.


Encontrei o 8º camarada vivo através do blogue http://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/, de nome Reis, que, por sua vez, conhece o paradeiro de mais três. Um destes últimos, tem os nomes completos de 25 outros, alguns deles já localizados.

Enfim, um ano e alguns meses depois, com algumas centenas de euros derretidos em chamadas telefónicas, tenho na lista três mortos em combate, oito mortos depois do regresso, 49 vivos e muitas emoções contidas, ou não.

Falta-me localizar 10 homens, ou talvez apenas oito, pois presumo que dois, de quem não tenho fotografias, possam não ter chegado a frequentar o curso por qualquer motivo.

Dados que disponho:

O Nuno é aquele que menos “pistas” oferece. Terá feito a recruta em Janeiro de 1967 e, quando saiu como Aspirante Miliciano, em Junho do mesmo ano, foi colocado no C.I.O.E. com mais cinco outros novos aspirantes, que foram já localizados. Todos incorporaram o 3º curso de OEs/RANGERS que se iniciou nesse mesmo mês. O seu nome de “guerra” era Nuno. Indicia que o seu apelido poderia ser bastante comum e, por isso, podia já ter sido adoptado por outro camarada.

O Antunes poderá chamar-se Manuel Silva Antunes e ser, possivelmente, de Lisboa. Tal como todos os outros que se seguem, foi da recruta que se iniciou em 13 de Setembro de 1966.

O Barbosa presume-se que se chame Jorge A. B. S. Barbosa, deve ter sido colocado no C.I.S.M.I. em Tavira, de Março a Junho de 1967.

O Carneiro supostamente será Júlio F. J. Carneiro e, de Março a Junho de 1967, terá sido colocado na E.P.I. em Mafra. Os seus pais poderão ter sido proprietários da Sapataria Carneiro em Cascais.

O Ferreira, talvez Manuel C. Ferreira (?) saiu como Aspirante em Março, terá sido colocado no R.I.2.

O Guerreiro, supostamente, Manuel M. N. Guerreiro. Poderá ter seguido para o R.I.6. Era "Parelha" do Barbosa.

O Sequeira, terá o nome de José L. N. Sequeira (?) poderá ter ido para o R.I.2 (?).

O Vigano, de origem caboverdiana, poderá chamar-se José R. V. A. C. Pinto, terá passado pelo R.I.15.

O Cortesão e o Sobral, de quem não tenho fotografias, foram "Parelhas" um do outro. Do Cortesão, nada mais tenho, resta o facto de não ter havido muitos com esse nome.

O Sobral poderá chamar-se Victor Joaquim N. Ferreira Sobral, sem qualquer garantia, tal como todos os outros. Não é firme que tenham chegado a frequentar o curso.

Precisava assim de um grande favor, especialmente daqueles que entre 1968 e 1970 serviram o nosso Exército, que me possam ajudar, prestando-me alguma informação útil, pelos telefones: 22 7 824 725 ou 966 855 757, ou para o e-mail: ala.br@hotmail.com

Desde já os meus agradecimentos e um grande abraço a todos,

António Brandão
Alf. Mil. Op. Esp./RANGER (CCAÇ 2336 - Angola 1968/70)

Fotos: António Brandão (2009). Direitos reservados.

Sem comentários: