O Ranger José Manuel Almeida Guimarães, do 1º turno de 1968, a residir actualmente em Alijó (Favaios), enviou-me uma imagem “scanada” dos emblemas usados no seu tempo, pois verificou que na colecção de emblemas e guiões de Operações Especiais/RANGERS, que eu apresentei no blogue em 10 de Abril de 2009, em mensagem com a referência: (M86 - Emblemas e Brazões do C.T.O.E. (Centro de Tropas de Operações Especiais/RANGERS) ex-C.I.O.E.) ex-C.I.O.E.), faltam um (ou dois) que foram usados em Lamego.
O Guimarães foi incorporado na EPI (Escola Prática de Infantaria), em Outubro de 1967, para tirar o 1º ciclo do C.O.M. (Curso de Oficiais Milicianos). Em Janeiro de 1968 foi colocado no C.I.O.E., em Lamego, para frequentar o 2º ciclo do C.O.M. da especialidade de Operações Especiais/RANGER.
Após a conclusão da especialidade foi colocado no R.I.10 - Aveiro -, na altura Centro de Instrução Básica, onde permaneceu até 30.12.1970, sempre na 1ª Companhia de Instrução, quer como instrutor, Adjunto do CMDT e mesmo como comandante da mesma.
Os emblemas que me enviou são do seu quadro de memórias e inclui todos os emblemas que ele usou:
- O emblema do braço da EPI (Escola Prática de Infantaria)
- O emblema do braço da Região Militar de Tomar (a que em determinada época pertenceu o R.I.10)
- O emblema da boina da EPI
- Os inferiores, são do R.I.10 e C.I.O.E.
- As insígnias das Operações Especiais foram as que lhe deram no final do curso e são em tecido bordado a ouro
- Finalmente o “crachat” (aprovado oficialmente em 1970).
Aqui registo os meus devidos e melhores agradecimentos ao Guimarães, esperando que em breve ele nos envie algumas das suas fotos durante os períodos de instrução, quer no C.I.O.E., quer no R.I.10.
1 comentário:
Boa tarde
No cimo da imagem, as espingardas, consegue sff dizer-me de que ano são?
1968,1969? Era este o modelo usado pela infantaria?
A pergunta tem por racional o estar a tentar identificar as várias insignias utilizadas na arma de infantaria.
Obg
Pedro
Enviar um comentário