quarta-feira, 18 de março de 2015

M1301 - TREINO NA NEVE PARA FORÇAS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS

Lamego Acontece publicou no grupo Lamego Acontece
17 de Março de 2015 23:06
TREINO NA NEVE PARA FORÇAS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS 


Sempre que há neve na Serra da Estrela o Centro de Tropas de Operações Especiais aproveita não só para integrar esse tipo de ambiente na instrução dos cursos que estejam a desenrolar-se como para treino de destacamentos operacionais. Neste pequeno apontamento vídeo vemos uma equipa da Special Operations Task Unit “Charlie” relembrar a execução de algumas técnicas que só mesmo com neve se podem treinar – mesmo que não seja muita!

As operações em climas frios começaram a ter relevância no então Centro de Instrução de Operações Especiais com a atribuição de um Destacamento de Operações Especiais, a partir de 1997, à Allied Mobile Force (Land), uma unidade multinacional do Comando da NATO na Europa. A AMF(L) operava em muitas geografias, uma delas o Norte da Noruega, o que levou o Exército Português a adquirir para o CIOE material adequado a climas frios, muito frios mesmo! O emprego na AMF(L) estava previsto em documentação da época para locais com temperaturas entre os -40 graus e os +40!

Esta participação terminou porque a força multinacional foi desactivada, mas a capacidade para operar nestes climas manteve-se no CTOE uma vez que novos empenhamentos operacionais com algumas exigências semelhantes foram surgindo para militares de operações especiais.
«No sentido de garantir esta capacidade, as Forças de Operações Especiais incluem no seu aprontamento, aproveitando as condições propiciadas pela Serra da Estrela, o treino de técnicas de combate e de planeamento, execução de deslocamentos com recuso a equipamentos de neve, o desenvolvimento das capacidades de sobrevivência, do treino das capacidades de comunicação a longas distâncias com equipamentos de forma segura e técnicas de escalada e rapel em paredes geladas. Naturalmente que esta capacidade não possuindo uma aplicação iminente na realidade climática do País não deixa de ter aplicabilidade em situações de emergência. Por alguma razão a GNR criou uma unidade de socorro orientada para a Serra da Estrela» diz-nos o Tenente-Coronel Jaime Queijo, 2.º comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais.

Veja aqui o vídeo TREINO NA NEVE PARA FORÇAS DE OPERAÇÕES ESPECIAIS e em breve a reportagem OPERAÇÕES ESPECIAIS TREINAM PARA CLIMAS FRIOS

Fonte: CTOE
Treino de Forças de Operações Especiais - Serra da Estrela
Uma equipa da Special Operations Task Unit “Charlie” da Força de Operações Especiais do CTOE - Lameg...

http://www.operacional.pt/treino-na-neve-para-forcas-de-operacoes-especiais/

Sem comentários: