terça-feira, 17 de agosto de 2010

M237 - Manuel Godinho Rebocho -“AS ELITES MILITARES E AS GUERRAS D’ÁFRICA”, Um Pára-Quedista Operacional da CCP123 do BCP12 - Guiné - V

ATENÇÃO: Esta mensagem é a continuação das mensagens M233, M234, M235 e 236. Para um correcto seguimento de leitura da sequência da narração, aconselha-se a iniciar na mensagem M233, depois a M234 e a M235.

Manuel Godinho Rebocho
2º Sargento Pára-Quedista da CCP123/BCP12 (Companhia de Caçadores Pára-quedistas 123 do Batalhão Caçadores Pára-quedistas 12)Bissalanca/Guiné
1972 a 1974

O Dr. Manuel Godinho Rebocho é hoje Sargento-Mor na reserva e foi 2º Sargento Pára-Quedista da CCP123/BCP12, Bissalanca, 1972/74, escreveu um excelente livro “AS ELITES MILITARES E AS GUERRAS D’ÁFRICA”, sobre as suas guerras em África (uma comissão em Angola e outra na Guiné combatendo por Portugal) e a sua análise ao longo dos últimos anos, de que resultou esta tese do seu doutoramento.

Nesta mensagem continua-se a publicação de alguns extractos do seu livro, já iniciadas nas mensagens M234, M235, M236 e M237:

III – A GUERRA DE ÁFRICA E O DESEMPENHO DAS ELITES MILITARES(continuação)

3.1.1 – A Companhia 2477 Estacionada em Cufar como Exemplo Paradigmático
O estacionamento da Companhia ficava localizado a cerca de 500 m, em linha recta, do porto de Cufar, no rio Cumbijã, e estava protegido por rede dupla de arame farpado, com um perímetro de cerca de 3 km. No centro do estacionamento estavam localizadas as instalações do pessoal da formação e dos elementos da milícia e seus familiares.
Os Pelotões de atiradores estavam distribuídos na periferia, ocupando cada um, três pequenas edificações, feitas de blocos de barro, seco ao sol, e cobertas de capim. Os militares tinham acesso fácil à organização de terreno (1).
Por razões de segurança não havia espaços para grandes concentrações de pessoal, pelo que não havia refeitório, nem bar. A comida era distribuída na cozinha e consumida junto de cada pequena caserna, num alpendre que todas tinham. Este era também um ponto de reunião e de convívio. Era ali que o pessoal «cavaqueava», fazia os seus jogos (damas, dominó e cartas), como forma de ocupar o tempo que a apertada defesa deixava disponível, e também aqueles trabalhos indispensáveis a uma atenção permanente, da posição e estado da arma que utilizava, para que esta estivesse em condições sempre que houvesse necessidade de fazer fogo, o que poderia ocorrer também de noite e no próprio aquartelamento.
A Companhia dispunha de um gerador, tratado com o maior cuidado e poupado ao máximo. O seu funcionamento era fundamental para a segurança nocturna, permitindo a iluminação exterior do perímetro do estacionamento.
Assim, durante o dia, não havia nem ventoinhas, nem qualquer outro meio de gerar frio. Os refrigerantes eram bebidos ao natural, quentes, naturalmente. Não havia, na altura, frigoríficos a petróleo. Até que alguém, mais experimentado nestas situações, como faz questão de vincar o Major-General (2), lhes referiu que uma arca frigorífica carregada ao início da noite, quando se ligava o gerador, iria permitir que durante a manhã do dia seguinte e pelo menos até depois do almoço, houvesse bebidas razoavelmente frescas.
Seguindo este experimentado conselho, os homens da Companhia cotizaram-se e compraram, em Bissau, a sua primeira arca frigorífica eléctrica. E «resultou», como jovialmente refere, 33 anos depois, o então Comandante de Companhia. Relembro aqui, que no capítulo anterior defendi que o «pré» dos Soldados nem chegava para as suas pequenas necessidades, o que significa que a sua pequena contribuição para a compra da arca resultou dos generosos envios que, da Metrópole, lhes faziam os familiares mais próximos.
Foi assim que viveram e passaram parte da sua juventude, cerca de 800.000 portugueses. É este passado e este período, que parte da sociedade portuguesa parece querer esquecer, e que a presente investigação obriga a recordar, já que a história da nossa Pátria, mesmo nos períodos mais críticos, não é produto descartável.
A Companhia era servida por um «comboio» fluvial, com uma periodicidade mensal, constituído por embarcações civis que, para o efeito, eram alugadas, combóio esse que, partindo de Bissau, era escoltado por uma lancha da Marinha. O combóio movimentando-se durante o dia, com cobertura aérea, por aviões T-6, transportava os géneros necessários para a alimentação, artigos de cantina e todo o restante material e equipamento, à excepção dos combustíveis e dos lubrificantes. No itinerário final, no rio Cumbijã, efectuava duas separações, nos portos de Cabedú e de Cufar, onde ficavam as embarcações que traziam os produtos para as unidades ali estacionadas. O destino último era Bedanda, onde estacionava durante cinco dias, após o que iniciava o seu regresso a Bissau, incorporando de novo as embarcações que deixara e que, entretanto, tinham sido descarregadas.
A ligação entre o destacamento de Cufar e a sede do Batalhão em Catió era complexa, revelando as dificuldades que a guerra, as condições do terreno e a falta de meios impunham. A ligação mais fácil, relativamente segura e normalmente utilizada por elementos isolados, era através do rio Cantone. A ligação iniciava-se de viatura, em Cufar, passando por Mato Farroba e Cantone, num percurso de cerca de 6 km. De Cantone seguia-se o percurso do rio até ao Ilhéu de Infanda, contudo, desde o rio até à povoação, atravessava-se um arrozal, a pé, num percurso de quase dois km. Da povoação até Catió o percurso era feito de viatura, com relativa segurança.
A ligação rodoviária, com a sede de Batalhão, efectuava-se pelo cruzamento de Camaiupa, com uma periodicidade mensal para reabastecimento de combustíveis e lubrificantes, que ali eram fornecidos pela Sociedade Comercial Ultramarina. A coluna de reabastecimento era escoltada por um Pelotão de Reconhecimento DAIMLER e implicava a picagem de todo o itinerário e a montagem de segurança contínua. A partir de Catió a picagem era efectuada pela Companhia que ali estava estacionada, o mesmo fazendo a partir de Cufar a respectiva Companhia. A junção das duas forças verificava-se nas proximidades do cruzamento de Camaiupa, sensivelmente a meio do caminho.
Quando digo que se montava uma segurança contínua, pretendo indicar que, ao longo de todo o percurso onde se havia efectuado a picagem, ficavam militares de vigia à estrada, para evitar nova picagem, quando as tropas viessem de regresso. Se assim se não fizesse, os Guerrilheiros colocariam minas entre a primeira e a segunda passagem da coluna, minas que obviamente rebentariam.
Os principais géneros disponíveis eram os cereais, leguminosas, massas, farinhas, vinho, que raramente faltava, batata, que por vezes rareava, conservas de peixe (sardinha, atum e cavala), conservas de carne (fiambre, salsichas, chouriço e outros enchidos), vegetais liofilizados ou desidratados. A fruta em conserva (calda) apenas permitia a sua inclusão na ementa duas a três vezes por semana. A principal dificuldade na alimentação era a ausência de vegetais frescos e a rigidez das ementas.
Não havia possibilidades de fazer uso dos recursos locais, quer em fruta, vegetais, peixe ou carne. A caça era quase inexistente, limitando-se a pequenas gazelas e porcos do mato. O reabastecimento de frescos, da responsabilidade da Intendência, apresentava, na altura, grandes deficiências. Este reabastecimento era efectuado pela Força Aérea, em aviões DO-27, pequeno monomotor com capacidade de carga na ordem dos 350 kg, com uma periodicidade teoricamente mensal, o que esteve longe de ser cumprido, sobretudo devido às condições da pista na época das chuvas.
Nestes fornecimentos eram normalmente incluídos géneros para três refeições, constituídos por peixe, frango, ovos e legumes: repolho e cenoura. As refeições com estes produtos tinham que ser preparadas «de rajada», por inexistência de meios de frio para conservação, pois só assim seria possível espaçar no tempo o seu consumo.
O meu interlocutor, certo de que as estrelas que distinguem a sua posição militar lhe não foram oferecidas e, com orgulho nos verdes anos que deixou em África, comenta ainda entre dois sorrisos amargos e cúmplices: “para fugir à monotonia das ementas o engenho levava a grelhar sardinhas de conserva e a fritar nacos de fiambre que se cortava à faca, por falta de máquina. A situação e as ementas eram encaradas com certo sentido de humor, por exemplo, o prato de esparguete guisado com rodelas de chouriço, era designado por «capim com damas»”.
Os registos sobre a actividade operacional da Companhia de Artilharia n.º 2477, comandada pelo Capitão de Artilharia Fernando Nunes Canha da Silva afirmam: “Para garantir a segurança dos centros populacionais que lhes estavam confiados, foi adoptado um sistema de emboscadas nocturnas e patrulhamentos diários ao longo de toda a comissão, obrigando à permanente actividade das tropas e simultaneamente feitas numerosas acções, em áreas sob o controlo inimigo. Indicam-se as seguintes:
Emboscadas nocturnas: 2850
Patrulhas ofensivas: 1242
Acções: 18
Numa nota (3) do CTIG, sobre a actuação da Companhia 2477 afirma-se: “A Companhia levou a cabo a construção e conclusão do ordenamento de Mato Farroba...”. E sobre a actividade operacional afirma:
“Defesa do reordenamento de Mato Farroba em frequentes e prolongadas acções levadas a cabo pelo inimigo com efectivos elevados e grande potencial de fogo.
Acções de presença no seu subsector com patrulhamentos ofensivos cada vez mais distanciados, ampliando a área de actuação e empurrando o inimigo para zonas cada vez mais afastadas, pelo que passou a desencadear as suas flagelações a distâncias tais que o impossibilitam de aproveitar as características do seu armamento.
Em cooperação com forças de Catió tomou parte em diversas acções”.
A actividade operacional intensa, com actuação permanente de grupos de combate em patrulhamentos e emboscadas e um serviço de informações progressivamente melhorado permitiram um eficaz conhecimento da situação no sector, levando a uma melhor avaliação dos problemas que o afectavam.
Estreitaram-se contactos e intensificaram-se auxílios e assistência às populações, não se alheando o Comando dos problemas locais.
As populações das áreas submetidas ao controlo da Companhia, beneficiando da protecção que lhe era conferida e da tranquilidade que lhe era assegurada, dedicavam-se às suas actividades tradicionais, manifestando satisfação pela presença das tropas, que lhes conferiam, ainda, ajudas várias e assistência sanitária.
A presença militar contribuiu, de forma acelerada, para a aquisição de novos hábitos e elevação do nível de vida das populações. O contacto permanente com as tropas, os auxílios e assistência prestados, o convívio habitual, a adopção de hábitos presenciados e a aquisição de novos conhecimentos, constituíram-se enquanto factores de elevação e integração, facilitados pela melhoria do nível económico, nascida das necessidades de serviços remunerados e da aquisição de produtos. Deste modo, o convívio com as forças militares foi um factor importante de aculturação, contribuindo de modo evidente, para o clima de confiança.
Em toda a área controlada pela Companhia multiplicaram-se contactos com as populações; repetiram-se visitas e patrulhamentos; dispensaram-se auxílios e assistência. A confiança e cooperação das populações foi evidente, procurando com frequência, no Comando Militar, solução ou ajuda para os seus problemas e necessidades.
A acção persistente do Comando Militar, o sentido dado à conduta das tropas e a preocupação constante de que a presença militar fosse um expoente real de segurança e elevação conduziram a que, progressivamente, aumentasse a adesão das populações sob o controlo da Companhia, aproximando aquelas que se encontravam sujeitas ao inimigo.
Em resumo, torna-se evidente afirmar, e não será demais fazê-lo, que a Companhia de Artilharia 2477, teve, na Guiné, um comportamento a todos os títulos louvável e isto, porque conseguiu duas situações, qualquer delas muito difíceis, conseguindo, se isso não bastasse, conjugá-las: controlar a guerra com um inimigo aguerrido e desenvolver e melhorar as condições de vida da população, para além, o que é sempre de realçar, de ter conseguido condições de vida razoáveis para os seus homens.
O comportamento e o desempenho das tropas em quadrícula, enquanto unidades de ocupação do espaço e controlo das populações, sobretudo retirando o apoio destas à guerrilha era de uma extrema importância. A atitude destas Companhias para a execução do seu objectivo — conquistar as populações pelo controlo e afecto — estava totalmente dependente do Comandante, que até podia saber pouco de táctica militar.
Se o controlo da população era uma tarefa que exigia «tino», a de manter disciplina e rigor no desempenho dos «seus» homens que, com 20 anos permaneciam isolados do mundo civilizado por períodos próximos de 2 anos, não era menos exigente.
Canha da Silva constitui, inquestionavelmente, um exemplo do que deveria ter sido, mas não foi, o Comandante de quadrícula. Com toda a garantia, o sistema estratégico estava bem articulado, prova de que a situação africana era conhecida ao mais ínfimo pormenor, mas foi um verdadeiro desastre o recrutamento de Oficiais para estes lugares chave na Guerra de África. Seguramente, a capacidade não estava no quadro ao qual o «homem» pertencia, mas no valor que este possuía. Estávamos assim e, tão só, perante os valores de um quadro e não perante um quadro de valores.
Sobre esta afirmação e para testemunhar que não estou só neste raciocínio, transcrevo uma nota dirigida ao Brigadeiro Comandante Militar da Guiné, a qual se encontra na pasta da história do Batalhão, a que Canha da Silva pertencia:
“Informação sobre a conduta do Sr. Capt. Art. Canha da Silva, comandante da CArt 2477/Bart 2965.
Oficial muito dedicado, infatigável e enérgico. Incutiu nos seus subordinados um dinamismo de actuação muito notável.
Marcando a sua actuação por grande probidade, procurando corresponder fielmente aos encargos que lhe são atribuídos sem se poupar a esforços e sacrifícios, sempre pronto a levar avante as intenções do Comando, manifesta a sua seriedade de actuação.
Infatigável, deu execução a um reordenamento que lhe foi confiado, com notável entusiasmo e brio, ocupando-se nos trabalhos como qualquer dos seus soldados, tornando-se seu exemplo e alvo de admiração dos nativos para quem se destinava tal benefício.
Esmerado na organização da sua Companhia, e dando um cunho de manifesta honestidade a todos os seus actos, soube administrá-la com grande ponderação e simplicidade, apesar de dificuldades deparadas resultantes de destruições por acção do inimigo.
Operacionalmente mostrou-se muito enérgico, transmitindo confiança aos seus subordinados pelo seu temperamento destemido, não se furtando, a tomar parte na maioria das acções que levou a cabo, e prontificando sempre o seu concurso ao Comando.
Na fase inicial da comissão, em que a sua guarnição foi muito frequentemente visada pelo inimigo, a sua presença enérgica mas serena incutiu confiança nos subordinados e nas populações disso resultando as características da sua Companhia em que domina um abnegado espírito de dever e uma enérgica capacidade de sacrifício.
Este Oficial alia às qualidades referidas um excelente espírito de camaradagem, franqueza simples, sinceridade e lealdade de temperamento, além duma esforçada conduta e espírito de missão” (4).
A adjectivação contida na nota, enquanto termos caracterizadores duma personalidade e de um tipo de comando, em que se destacam as designações de dedicado, infatigável, enérgico, probidade, seriedade de actuação, entusiasmo, brio, exemplo, temperamento destemido e capacidade de sacrifício, revela-nos que as autoridades militares da época conheciam as características diferenciadoras dos níveis de capacidade de comando e de combate.
E sabiam que a qualidade do desempenho de uma Companhia em Quadrícula estava no valor do seu Comandante - o Capitão.
Importa então saber onde adquiriu «este homem» estas qualidades. Elas eram inatas ou foram adquiridas? Ou eram um pouco fruto das duas situações? Sabendo que o principal objectivo da investigação é precisamente procurar a resposta para esta questão, procurei esclarecer a origem das características referenciadas na nota oficial.
Comecei por colocar a questão ao próprio o qual, visivelmente incomodado por ter de se referir a si mesmo e sobre uma tão superior adjectivação, afirmou: “é um pouco de tudo: há características inatas, outras que se melhoram e se desenvolvem e outras mesmo que se aprendem, mas todas elas se conjugam na formação duma qualidade a que podemos chamar «capacidade de liderança»”.
Ao fim da longa entrevista, o Major-General manifestou o desejo em escrever com algum tempo, o seu entendimento sobre liderança, entendimento este, que tinha constituído o seu padrão de conduta em África. Aceitei e, uma semana depois, voltámos a encontrar-nos em sua casa.
Na sequência de mais uma longa entrevista, Canha da Silva fez-me entrega de três folhas manuscritas, de um só lado e a lápis, onde desenvolvia o seu conceito de liderança o qual, pela sua pertinência se transcreve:
“Considero que a capacidade de liderança:
  • É a capacidade de levar os outros a, voluntariamente, fazerem o que queremos;
  • É fornecer motivação, visão, organização e acção;
  • É influenciar as pessoas através de objectivos, direcção e motivação;
  • É dar o exemplo, inspirar confiança, lealdade e manter as equipas a trabalhar;
  • É uma responsabilidade compartilhada.
Uma boa liderança ocorre quando se verifica a combinação de dois tipos de qualidades:
  • Qualidades do intelecto;
  • Qualidades do temperamento.
Aquelas podem ser treinadas e cultivadas e estas podem ser melhoradas pela determinação e autodisciplina.
A liderança militar é um processo de influência interpessoal, caracterizada pela existência de laços afectivos entre o chefe / líder e os seus seguidores e pela união à volta de objectivos comuns.
A liderança não é independente de valores. Não se pode admitir um líder incompetente ou mesmo moralmente insensível. A liderança militar prende-se com eficácia, autoridade moral, integridade e credibilidade. Os padrões revelados no desempenho militar cada vez mais têm que ser consentâneos com padrões éticos. (Canha da Silva, também ele e aqui, manifesta concordância com o meu conceito para avaliar a formação: eu venho assumindo o termo qualidade do desempenho, Canha da Silva utiliza o termo padrões revelados no desempenho) (5).
A evolução das teorias leva à consideração de que a melhor liderança é aquela que tenha em consideração e se adapte melhor à própria pessoa do líder, mas também à situação envolvente e aos seguidores. Tudo depende de tudo.
Actualmente, as teorias e investigações de uma nova liderança defendem atitudes, compromissos e comportamentos do líder essenciais para a obtenção de eficácia. A prioridade recai sobre o rendimento, a eficácia e a produção, com base nas pessoas, nos valores e nas relações”.
Posso concluir que Canha da Silva fundamenta todo o seu comportamento na liderança, objectivada para o rendimento, para a eficácia e para produção. O que conseguiu pelo afecto com os seus homens e pelo exemplo no respeito pelos valores.
As minhas entrevistas ao Major-General Canha da Silva tinham chegado ao fim. Deixo sem complexos e sem receios de ser confrontado com outras teorias, o retrato de um Capitão de quadrícula, que executou uma obra notável. Pena foi que o seu exemplo não fosse uma constante, porque se o tivesse sido, as nossas relações com África seriam hoje bem diferentes e com vantagens para todos, sobretudo para os povos africanos dos novos países de língua oficial portuguesa.

NOTAS do texto:

(1) Entende-se por organização de terreno, as valas, devidamente orientadas, os abrigos e outros arranjos do terreno considerados úteis para a defesa das tropas.

(2) A entrevista decorreu em várias sessões ao longo dos primeiros três meses do ano de 2003.

(3) Que se encontra anexa à história do Batalhão, (Caixa n.º 97 – 2.ª Div/4.ª Séc, do AHM).

(4) Nota que se encontra na pasta, que contém a documentação oficial do Batalhão, (Caixa n.º 97 – 2.ª Div/4.ª Sec, do AHM).

(5) Sublinhados de minha responsabilidade.


(continua)

Textos, fotos e legendas: © Manuel Rebocho (2010). Direitos reservados

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