terça-feira, 31 de agosto de 2010

M250 - Manuel Godinho Rebocho -“AS ELITES MILITARES E AS GUERRAS D’ÁFRICA”, Um Pára-Quedista Operacional da CCP123 do BCP12 - Guiné - XVI


ATENÇÃO: Esta mensagem é a continuação das mensagens M233 a M244, M246, M248 e M249. Para um correcto seguimento de leitura da sequência da narração, aconselha-se a iniciar na mensagem M234, depois a M235… M236... M237… etc.
 
O Dr. Manuel Godinho Rebocho é hoje Sargento-Mor na reserva e foi 2º Sargento Pára-Quedista da CCP123/BCP12, Bissalanca, 1972/74, escreveu um excelente livro “AS ELITES MILITARES E AS GUERRAS D’ÁFRICA”, sobre as suas guerras em África (uma comissão em Angola e outra na Guiné combatendo por Portugal) e a sua análise ao longo dos últimos anos, de que resultou esta tese do seu doutoramento.

Nesta mensagem continua-se a publicação de alguns extractos do seu livro, já iniciadas nas mensagens M233 a M244, M246, M248 e M249: Passados estes combates, que tinham revelado uma alteração estratégica da guerrilha, a qual deixara de se dispersar por toda a Província, para se concentrar em determinadas posições perto das fronteiras, reduzindo a táctica de guerrilha e aproximando-se da guerra clássica ou convencional, ficou a descoberto a fragilidade do nosso Exército.
Manuel Godinho Rebocho
2º Sargento Pára-Quedista da CCP123/BCP12 (Companhia de Caçadores Pára-quedistas 123 do Batalhão Caçadores Pára-quedistas 12)
Bissalanca/Guiné
1972 a 1974


III – A GUERRA DE ÁFRICA E O DESEMPENHO DAS ELITES MILITARES
(continuação)


3.2.1.2.1.8 – O Pós Estabilização
Com efeito, a Guerra subiu o patamar de violência e de intensidade. Já não era uma guerra lenta e suave, para provocar desgaste a longo prazo. Com o Estado-Maior incapaz de encontrar uma solução táctica para a nova situação, os Oficiais de carreira a escassearem nas zonas de combate e a política preocupada em satisfazer a classe média, o Exército deixou-se surpreender. O País viu-se confrontado com a realidade que não esperava e a situação que se lhe deparou foi em resumo a seguinte:
As hipóteses de negociação com os Guerrilheiros ficaram fechadas;
Podia então claudicar perante a guerrilha e aceitar a derrota militar;
Podia acompanhar o aumento da intensidade da guerra, para o que teria que proceder a duas reformas de fundo:
Adquirir mais e melhor armamento, porque o que possuíamos era pouco e não tinha capacidade para combater contra as armas do inimigo;
Alterar substancialmente o quadro de Oficiais combatentes: face aos existentes, não quererem combater e perante o facto dos milicianos, que os podem substituir, colocarem condições.
Os estrategas militares revelaram insuficiências, não indo para além da rotina. Não tinham previsto nada e o «jogo» por antecipação, que é o objectivo essencial, falhou.
Enquanto isto, a Força Aérea conseguiu evoluir e minorar as dificuldades criadas pelo míssil Strella, o qual tinha um alcance máximo em altura de 1250 metros; logo, os aviões passaram a voar acima dos 1500 metros. Com esta altura de voo não podia haver apoio ao solo, o que significa que as tropas não podiam ser apoiadas quando fossem atacadas a tiro, embora os bombardeamentos aéreos tivessem sido reiniciados, o que voltou a criar dificuldades à guerrilha que já não podia efectuar bombardeamentos tão prolongados como o fizeram em Gadamael Porto, porque os aviões lhes «levavam» a resposta.
A nova situação proporcionada pelo material recolhido pela CCP 123 no Norte da Província e pela capacidade técnica e empenho dos dois Oficiais da Força Aérea já citados, obrigou a guerrilha a novo compasso de espera, mas a situação de fundo mantinha-se, embora Portugal tivesse mais algum tempo para decidir.
Até ao final do ano de 1973 nada mais de muito significativo, ou de muito violento se registou. Verificou-se, ainda, uma operação delicada na sua execução, mas não violenta na sua acção. O PAIGC celebrava o seu aniversário no dia 4 de Agosto, como memória dos sangrentos acontecimentos do dia 4 de Agosto de 1959, no porto de Pidjiguiti em Bissau. Devido a essa data era sempre temida uma acção violenta sobre Bissau, acção essa que, em 1973, se esperava fosse desencadeada pelo disparo de alguns mísseis Katiuska.
Para impedir o possível bombardeamento a Bissau foi montada uma operação que consistia no patrulhamento dos locais, onde a base de fogos poderia ser instalada.
Com este objectivo foram respectivamente colocadas, no dia 1 de Agosto, em Mansoa a CCP 122 e em Nhacra, a CCP 123. O bombardeamento era esperado na noite de 3 para 4 pelo que, entre os dias 1 e 3, ambas as Companhias, em pequenos grupos, patrulharam toda a zona com o objectivo de detectarem quaisquer movimentos suspeitos. Sem resultados. Foi nomeado Comandante da operação, o Comandante do BCP 12, Tenente-Coronel Araújo e Sá — sempre ele.
Nessa noite de 3 para 4 de Agosto, as duas Companhias dormiram na mata, em bigrupos. O meu bigrupo, comandado pelo Comandante de Companhia, dormiu perto do rio Mansoa, na sua margem esquerda. Os mosquitos eram tantos que nos entravam pela boca e pelo nariz quando respirávamos, mesmo com a rede mosquiteira à volta da cabeça, os mosquitos que a atravessavam entravam-nos para a boca. Cerca das 21 horas e 30 minutos, o Capitão veio falar comigo e disse-me: “o nosso Comandante acaba de me dizer que a Direcção Geral de Segurança (DGS) localizou a zona onde os Guerrilheiros montaram a base de lançamento dos mísseis, tens que lá ir”.
É evidente que eu sabia que o rádio estava ligado para contactos a qualquer momento, sendo por isso natural que o Comandante da operação tivesse falado com o Comandante de Companhia, embora o “tens que lá ir” parecesse uma brincadeira de «mau gosto». Mas não o era.
Da conversa que mantive com o Capitão, em que este me repetia o que Araújo e Sá lhe teria dito, concluía-se o seguinte: os Guerrilheiros estavam numa zona de palhotas dispersas, pelo que não se podia efectuar um bombardeamento prévio à zona. Este tinha de ser eficaz, o que exigia que os Guerrilheiros fossem bombardeados com os obuses de Nhacra, logo que efectuassem o primeiro disparo e o tiro dos nossos obuses tinha de ser certeiro para que, de imediato, impedisse a continuação dos disparos sobre Bissau.
Araújo e Sá decidira então o seguinte: utilizando dois helicópteros, colocavam-se 10 homens na zona onde se encontravam os Guerrilheiros, com a função de orientar o fogo das nossas tropas, o que fariam utilizando um rádio que receberia apoio duma «estação-relais» (1) instalada num avião Fiat G-91, o qual sobrevoaria a zona, a grande altura, durante toda a noite. O Comandante da operação ficava junto dos obuses com outro rádio mais potente e, ouvindo os dados do terreno, orientava o fogo da artilharia. A ideia parecia ajustada à situação e à sua urgência, mas não se percebia porque haveriam os helicópteros de vir à mata buscar-nos, com tantos operacionais em Bissau de onde vinham os aparelhos...
O Capitão disse-me para eu escolher os 9 homens que me haveriam de acompanhar. Tarefa melindrosa. Escolhi 8 dos meus, em função da arma que utilizavam e o enfermeiro do Pelotão, que não formava na minha Secção, mas que era um elemento importante. Tudo certo: frequências de rádio, posição de cada homem, coordenadas do local onde os helicópteros nos haviam de deixar, altura a que os aparelhos deviam estacionar, porque não podiam chegar ao solo por razões de segurança, além de outros pequenos detalhes.
Pedi ao Capitão que fossem exigidas aos Pilotos duas posições de rigor: os helicópteros teriam que estacionar rigorosamente a 3 metros de altura, pela simples razão de que os Pára-Quedistas efectuavam muito treino de salto dessa altura, para o chão. Outras alturas poderiam ser-nos fatais, porque não se via nada, devido à escuridão da noite; o segundo helicóptero teria que deixar o pessoal na posição do primeiro, porque se o pessoal ficasse longe uns dos outros nunca mais nos encontrávamos. Quando já estávamos dentro dos aparelhos o Capitão colocou a mão esquerda sobre o meu joelho direito e disse-me: “por amor de Deus, Rebocho, não ataques, limita-te a cumprires o que acordámos”. Respondi-lhe: “fique descansado que vai tudo correr bem”. E correu.
Ao chegarmos ao local, o Piloto estabilizou o aparelho e fez-me sinal para eu olhar para o altímetro do helicóptero: marcava rigorosamente 3 metros. Mandei saltar e saltei. O segundo aparelho veio para a posição do primeiro. Os homens saltaram e um deles começou a queixar-se, era o Afilhado, tinha-se-lhe deslocado o braço direito, o que não acontecia pela primeira vez. O enfermeiro, 1.º Cabo Filipe, fez o que pode mas não encaixava o braço do Afilhado e disse-me: “não sou capaz, meu Sargento”. E agora? Não podia ficar ali mais tempo, não se via nada, não sabia onde estava, devíamos estar a ser atacados dentro de minutos, tinha que me deslocar porque o barulho dos helicópteros marcou o local onde estávamos, não podia arrastar o Afilhado que estava cheio de dores, mas também não o podia deixar ali sozinho, tinha que lhe dar segurança, mas também tinha de cumprir a missão.
Pensara em dividir-nos, o que constituiria uma das várias e todas más soluções, porque boas não encontrei nenhuma. Chamei os Cabos para me ajudarem a tomar uma decisão que não fosse ao menos a pior, enquanto o Afilhado continuava a tentar encaixar o braço, o qual, na sequência de dois ais mais sonoros, me disse: “já entrou, meu Sargento”. Foi um grande alívio para ele e para todos nós.
Não se provou se houve equívoco da DGS, ou se os Guerrilheiros ao ouvirem o som dos helicópteros perceberam que tinham homens nas suas proximidades e tiveram medo das consequências, o certo é que não houve disparos de mísseis sobre Bissau.
3.2.1.2.1.9 – O Novo Capitão — Norberto Crisante Sousa Bernardes
Em 16 de Outubro de 1973 a Companhia passou a ser comandada por Sousa Bernardes, devido à sua promoção a Capitão. Este Oficial seguiu uma estratégia semelhante à de Araújo e Sá: comandava em liderança e fê-lo através da respectiva cadeia, que bem conhecia. Comandar através dos líderes é muito fácil e qualquer pessoa o percebe e pode repetir, o difícil é integrar essa cadeia, única forma de se poder servir dela. De contrário, os líderes não o respeitariam, mas Sousa Bernardes integrava essa cadeia, e sabia-o bem. Ele era efectivamente um líder por direito próprio.
Como exemplo da estratégia de Sousa Bernardes, refiro que, no dia 3 de Janeiro de 1974, quando caiu um helicóptero na mata do Olossato e foi necessário enviar para o local uma força de Pára-Quedistas, com o máximo de urgência, eu ia a correr enquanto ajustava o equipamento ao corpo e olhava para os «meus» Soldados que estavam a sair das suas instalações. Nesse momento cruzei-me com o Capitão, que me disse: “ó Rebocho não é você que deve ir para a operação?” Respondi-lhe que sim, que era de facto o meu Pelotão que deveria ir, segundo a escala que estávamos seguindo. E Sousa Bernardes ainda me questionaria dizendo: “você considera que eu também devo ir?” Respondi-lhe que não, mantendo a posição que sempre assumira: o Capitão deve executar tantas operações quanto os restantes graduados, pelo que não pode sair com todos os Pelotões. Sousa Bernardes perguntou-me então porque é que eu estava zangado com ele. Não só não estava zangado, como não percebi porquê aquela pergunta, mas o Capitão manteve a sua opinião e disse-me que me conhecia muito bem e sabia que eu estava zangado com ele.
Logo que houve disponibilidade de helicópteros Sousa Bernardes foi para a mata e juntou-se a nós. Ao chegar foi falar comigo para me dizer: “você estava a criticar-me pensando que eu tinha medo, mas já aqui estou convosco”. É natural que Sousa Bernardes tivesse interpretado qualquer gesto meu, como sendo de censura, mas não o era. O facto é que o Comandante de Companhia que conhecia as influências, a que podemos chamar lideranças, não arriscou uma crítica que manchasse a sua imagem e actuou por antecipação. Desta vez precipitou-se, porque eu não o estava a criticar, mas não deixo de reconhecer que, se eu criticasse a operação, Sousa Bernardes sairia incomodado.
Num dos últimos almoços que os homens que integraram esta Companhia realizam todos os anos, desde o fim da Guerra, um deles dizia aos meus filhos, que naquele dia me acompanharam: “havia dois homens na Companhia que nunca davam ordens: o Capitão Sousa Bernardes e o Sargento Rebocho”. É evidente que ambos dávamos ordens, mas fazíamo-lo em sintonia com os líderes, que são os únicos que contestam e, se ninguém contestar, nem se nota a ordem. No entanto, este «formato» de comando só tem sentido e eficácia se o próprio Comandante integrar a cadeia de influências e de lideranças numa posição de relevo, porque se assim não for o princípio não funciona: os líderes, ou seja, os homens com capacidade de influência, raramente aceitam apoiar quem não tem valor, ou quem eles julgam não o ter.
O princípio permitia a Sousa Bernardes comandar através dos Sargentos. Aparentemente, os Sargentos líderes tinham muito poder mas, na realidade, eles só faziam o que o Capitão queria: era um comando de extrema eficiência, que não se notava. Já referi como eu trabalhava com os «meus» Cabos, eram eles que mandavam, mas, no fundo, só no sentido que eu queria. Volto a acentuar este ponto: para se comandar assim, tem que se ser líder, porque de contrário perde-se o comando. Este princípio deveria ter imposto um cuidado muito sério na escolha dos Capitães que iriam comandar Companhias operacionais onde a liderança mais se manifestava. No entanto, esse cuidado não existiu e os Pára-Quedistas tiveram Capitães de valor muito baixo, que originaram grandes conflitos com os Sargentos líderes, com a consequente quebra de rendimentos das unidades que comandaram.
É fácil perceber a lógica de lideranças em estados de guerra. Nestas situações haverá sempre líderes, o seu valor é que pode variar. Se o Capitão perdesse a capacidade de se entender com o Sargento que liderasse todo o grupo, um dos dois teria que abandonar a unidade. Se fosse o Sargento, logo apareceria outro Sargento a liderar e assim sucessivamente. No entanto, o Sargento que substitui na liderança o que saiu, seria sempre inferior a ele, na medida em que, quando estavam ambos, era o outro que liderava. Se o princípio fosse o de afastar os Sargentos, não cessariam os conflitos e reduzir-se-ia a capacidade operacional da Companhia, com o sucessivo abandono dos melhores Sargentos.
Tudo isto era conhecido dos Comandantes de Batalhão os quais, como já referi, apoiavam sempre estes Sargentos e “silenciavam” os Capitães (2). Em combate manda de facto quem sabe e é capaz de o resolver.
Mas os problemas, tornados conflitos, não acabavam aqui, visto que um outro viria a surgir: o que colocava em confronto o Comandante de Batalhão com os Capitães.
De tudo o que desenvolvi até aqui, uma conclusão se poderá já extrair: a patente de Capitão na função de Comandante de Companhia era de grande importância, mas nem sempre os titulares deste cargos estiveram à altura das suas responsabilidades, conflituando para cima e para baixo, o mesmo é dizer com os seus superiores e subordinados. Por fim, quando Marcelo Caetano e os seus Generais quiseram reestruturar a classe de Capitães, apoiaram a revolta que degenerou num Golpe de Estado, coordenado pelos mesmos Generais (3).


NOTAS do texto:


(1) Estação retransmissora móvel.
(2) Foi por este motivo, como na altura se comentou, que o Capitão “silenciou” o incidente com o Sargento Delgadinho Rodrigues. Ver nota 93, página 232.
(3) Refiro-me ao Decreto-Lei n.º 353/73 de 13-07-1973 e aos acontecimentos de 25 de Abril de 1974.
(continua)


Textos, fotos e legendas: © Manuel Rebocho (2010). Direitos reservados


Sem comentários: