quinta-feira, 15 de março de 2012

M416 - Polítca actual e factual 1

Detenham-se e JULGUEM-SE os culpados pela pseudo-crise em Portugal! São muito milhares de milhões "desviados" sem se apurarem responsabilidades e se exigir a devolução com juros! 

Sacrifícios e humilhações
por MÁRIO SOARES
21 Fevereiro 2012 
 

Sacrifícios, sim, se houver uma estratégia que os justifique; humilhações, não; somos uma Nação com quase nove séculos de história e com grandes serviços prestados à Europa e invulgar conhecimento do mundo. Vão-se os anéis, se for absolutamente necessário; mas fiquem a honra e a dignidade do nosso Povo...

Vem isto a propósito da situação insegura em que Portugal e a União Europeia se encontram. Nas últimas semanas, com uma agenda complicada e exigente, tenho percorrido uma parte significativa do País. E, consequentemente, tenho falado com muita gente, de todas as condições sociais e opções políticas. Noto que há uma depressão coletiva que se está a generalizar - porque não se vê que futuro será o nosso - e, talvez, mais contido, por enquanto, um descontentamento progressivo, com tendência a transformar-se em revolta.

Penso que o atual Governo não deve menosprezar esta perigosa situação. Para isso, o Governo tem de explicar aos portugueses a estratégia que tenciona seguir e para onde nos conduz. Em palavras simples e claras para serem entendidas. Não pode deixar que as pessoas pensem, como começa a acontecer, que quem nos governa é a troika. Não deve ostentar perante ela uma subserviência chocante. São tecnocratas anónimos os que a representam. E que procedem, na nossa terra, falando alto, dando conferências de imprensa e metendo o nariz em tudo, como se fossem os nossos "patrões", só porque representam os que nos emprestaram dinheiro a juros inaceitáveis. Isto é: fingindo que são nossos simpáticos doadores quando são implacáveis exploradores...

É certo que o argumento sempre utilizado pelo Governo é que "não há dinheiro". Mas talvez não seja bem assim. Há algum dinheiro que tem vindo a escoar-se em "buracos", alguns que são conhecidos, mas que o nosso Zé- -Povinho não soube como aconteceram. Tais como: o BPN, o BPP, e mais recentemente a Caixa Geral de Depósitos, a Madeira, etc., sendo que os presumíveis responsáveis continuam impunes e a Justiça, quanto a estes e a outros casos, mantém-se, silenciosa.

Em suma, pedir "sacrifícios", sim. Alguns são necessários. Mas tornando público o conhecimento de como se esvai o dinheiro dos cortes, quem o gasta e se há uma estratégia coerente para sair da crise. As pessoas precisam de compreender que os sacrifícios não serão em vão e se as vítimas são só os pobres e a classe média, ignorando os especuladores e os poderosos.










Sem comentários: